Secretaria de Esportes oferece aulas gratuitas de breaking, nova modalidade dos Jogos Olímpicos de Paris-2024

A Secretaria Municipal de Esportes está com vagas abertas para aulas de breaking. A modalidade entrou para o quadro olímpico em dezembro de 2020 e fará sua estreia nos Jogos de Paris-2024.

Com a modalidade, Franco da Rocha se torna pioneira na região, visando a perspectiva do esporte e não apenas da dança.

As aulas acontecem de segunda das 9h às 10h, e sexta das 10h às 12h e das 18h às 20h, na sala de lutas do CSU, no parque municipal Benedito Bueno de Morais. Os interessados podem assistir a uma das aulas e procurar o professor para fazer a inscrição.

As aulas são ministradas pelo professor Davi Vieira. Nascido em Pernambuco, o profissional deu os primeiros passos na dança em 2007 e, ao longo dos anos, aperfeiçoou-se na modalidade que une originalidade, estilo e movimento. Aos 15 anos, já morando em São Paulo, Davi entrou para a Cia. de Dança de Franco da Rocha e conquistou o título de melhor bailarino no 5° Festival de Dança com Arte em São Paulo.

Em 2013, integrou o grupo Crewest, onde obteve várias premiações municipais, regionais e nacionais, e participou ainda de shows e programas de TV.

Breaking

Breaking, também conhecido como break dancing, é uma forma de dança das ruas. Os primeiros nomes do breaking eram jovens afro-americanos e porto-riquenhos que formavam grupos que competiam em batalhas de dança nas ruas. Atletas do breaking eram chamados de “b-boys”, “b-girls” ou de “breakers”, já que os atletas apresentavam movimentos de dança durante as paradas instrumentais da música.

A modalidade também é uma cultura e um estilo de vida, e é a primeira dança esportiva a fazer parte do programa olímpico. Estilo e movimentos são alguns dos fatores que os jurados levam em consideração para definir o vencedor.

Desde o seu começo nas ruas, o breaking se desenvolveu e ganhou um público global como forma de arte, incorporando elementos de música, dança e atleticismo.

Texto: Luana Nascimento com informações do portal Olympics.com – Foto: Equipe Secretaria de Esportes