Defesa Civil Municipal realiza palestra na Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar

A Defesa Civil Municipal de Franco da Rocha deu início a um novo projeto-piloto que levará para as escolas municipais e estaduais, uma palestra que explica a atuação da corporação na cidade. E na última quarta-feira (5), cerca de 80 alunos e alunas do Ensino Médio da Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar participaram da primeira apresentação do programa.

O Objetivo é trazer a juventude para mais perto do trabalho de Proteção e Defesa Civil, como uma aliada nas ações preventivas, de socorro e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar impactos para a população franco-rochense.

A palestra foi conduzida pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Dorival Jota Silva, o técnico Jonas José e a assessora de Gestão da Defesa Civil, Samantha Zduniak. A apresentação priorizou uma linguagem didática, colocando os termos técnicos em segundo plano para facilitar a captação das informações pelas turmas.

Durante a introdução, o técnico Jonas fez um resgate histórico do surgimento da Defesa Civil após o ataque japonês à base de Pearl Harbour, durante a Segunda Guerra Mundial em 1942.

“Após os bombardeios, o governo viu a necessidade de atender as pessoas atingidas e criou o Serviço de Defesa Passiva Antiaérea. Com o fim da guerra, situações catastróficas continuaram e a partir de então acontece a mudança da denominação para Serviço de Defesa Civil”, explicou Jonas.

Em seguida, Samantha deu continuidade trazendo o contexto de risco e a união de fatores que geram a possibilidade da ocorrência de um desastre. Com a explicação, os alunos e alunas puderam ficar mais habituados ao tema para entender a principal tarefa da Defesa Civil: a gestão de risco de desastres.

O planejamento consiste na coordenação e execução de ações e medidas preventivas destinadas a reduzir desastres e evitar a instalação de novos riscos, como, por exemplo, o Planos Municipal de Redução de Riscos, as vistorias de monitoramento, simulados, campanhas, capacitações, entre outras intervenções.

“Vale lembrar que o trabalho da Defesa Civil funciona como um alerta. Nós não executamos, mas sim informamos a situação para a secretaria responsável como forma de gerenciamento de riscos. Sabemos que as secretarias têm outros deveres, por isso, nós realizamos esse trabalho para informar e ajudar no combate a desastres”, disse Samantha.

No fim da palestra, o coordenador da Defesa Civil, Jota, agradeceu o apoio do diretor da Etec de Franco da Rocha, Marcelo de Oliveira, e a professora das turmas, Alana Meneguim.

“A parceria com vocês é muito importante para o nosso trabalho, pois nos ajuda muito a familiarizar a população com a Defesa Civil. Que vocês, alunos, levem os ensinamentos de hoje para a vida e também sejam porta-vozes para ajudar outras pessoas. Franco da Rocha, com o apoio de vocês, será uma cidade muito mais segura”, concluiu Jota.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos