UBS Julia Teixeira da Silva completa um ano de atividades no Parque Pretória

Na última quinta-feira (13), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Julia Teixeira da Silva, no Parque Pretória, completou um ano de funcionamento e atendimentos para os moradores de Franco da Rocha.

Inaugurada em 2022, logo no início de suas atividades, a UBS facilitou o acesso aos atendimentos para os moradores do bairro, visto que a única unidade próxima era a Dr. Leopoldino José dos Passos, localizada no Parque Vitória.

A UBS está localizada na rua Cardeal, 963, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Lá os pacientes contam com o atendimento de um médico do programa Estratégia em Saúde da Família, que tem como foco a melhora da melhorar da qualidade de vida dos moradores, reuniões mensais sobre saúde sexual feminina, consulta com dentista, equipe de enfermeiras e médicos responsáveis por atendimentos de pediatria, clínica médica e pré-natal.

Estima-se que mais de 18 mil procedimentos foram realizados durante o primeiro ano de funcionamento, sendo sete mil consultas agendadas, além quatro mil procedimentos com enfermeiras da unidade e sete mil consultas espontâneas. Nas palavras de Edilvaneide da Silva, moradora do bairro local, a nova UBS veio para somar e ajudar toda a população da região.

“Estou adorando frequentar a unidade, até porque antes tínhamos que ir até o Parque Vitória, o que acabava sendo muito exaustivo para nós. Todos profissionais nos tratam muito bem e fazem o atendimento ser de muita qualidade, dando segurança para trazer toda minha família para ser atendida na UBS.”, declarou Edilvaneide.

Voltada ao cuidado integral da saúde da comunidade, a unidade oferece serviços que visam atender a maioria dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. A UBS garante a descentralização do atendimento médico, dando proximidade aos moradores e desafogando outros serviços, como a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h).