Cursos de Capacitação e Qualificação Profissional trazem novas oportunidades para a população de Franco da Rocha

Os Cursos de Capacitação e Qualificação Profissional oferecidos pelo Centro Solidário, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, seguem mudando vidas de pessoas em busca de novas oportunidades.

As oficinas, que acontecem no município desde 2013, já capacitaram milhares de munícipes para a vida profissional, e mostram um novo caminho para quem está em busca de reinserção no mercado de trabalho. Hoje, entre as áreas de administração, gastronomia e beleza, se encontram mais de 500 inscritos ativos para as atividades, além das pessoas na lista de espera.

Confira fotos das aulas

O curso de modelagem teve início no dia 24 de abril e já conta com mais de 15 alunos, responsáveis por transformar suas ideias em peças de roupas de alta qualidade. A professora Maria de Lurdes comentou sobre e contato com os alunos.

“Comecei a fazer modelagem bem cedo em ateliês e aulas particulares, e hoje estou há quatro anos na área, com quase 50 anos de trabalho no total. Eu amo o que faço, sempre gostei de ensinar e sou muito paciente, então essa troca de experiências é muito enriquecedora para mim e para minhas alunas”, comentou a professora. A primeira turma de modelagem finaliza suas aulas no dia 12 de junho e até lá, a professora espera que todas saíam conseguindo fazer suas próprias peças.

Outro curso com grande procura é o de gastronomia em que os alunos aprendem a cozinhar pratos doces e salgados. Novas turmas são formadas com frequência, além da modalidade chamada “Clube do Chefe”, que ensina diversas técnicas de culinária avançada para jovens e adolescentes.

“Nós fizemos o curso de gastronomia faz dois meses, e hoje trabalhamos no Café Esquina do Carlito, pelo programa de economia solidária de Franco da Rocha, fazendo entregas e encomendas de todos os tipos. Somos muito gratas por tudo que conquistamos graças ao curso”, comentaram as ex-alunas de gastronomia Elaine Bispo, Vânia Carvalho e Anita Cordeiro.

As vagas para os cursos oferecidos pelo Centro Solidário atendem prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, além de pessoas inscritas no CadÚnico. Quem não possui o cadastro, precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência para fazer a inscrição.

Texto e foto: Carlos Augusto Dornelles