No coração do Juquery: Inaugurada nova sede da Secretaria da Educação e Cultura

O antigo pavilhão feminino do Complexo Hospitalar do Juquery entrou oficialmente em uma nova fase na última sexta-feira (12), com a inauguração da nova sede da Secretaria da Educação e Cultura no local.

A cerimônia ocupou o prédio com arte, cultura e apresentações artísticas, exatamente como o homenageado da noite, o professor Márcio Anzelotti, um dia sonhou. Falecido no ano passado, aos 61 nos, Márcio ofereceu grande contribuição ao ensino da cidade, lecionando em diversas escolas, além de estar à frente da pasta da Educação entre 2005 e 2012, e uma década depois, ele dá nome ao prédio da secretaria a qual tanto se dedicou. Veja fotos do evento.

O prefeito Dr. Nivaldo prestigiou o evento acompanhado da secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim, da diretora técnica de saúde do CEFOR (Centro de Referência em Formação) Maria Elizabeth de Palma, dos vereadores da cidade, do deputado estadual Maurici e de familiares e amigos do professor homenageado.

A secretária Renata Celeguim compartilhou com a plateia que o primeiro passo para que a Prefeitura de Franco da Rocha assumisse a administração do antigo pavilhão foi dado em 2011, por iniciativa do professor Márcio Anzelotti, no período em que a ala psiquiátrica do Juquery estava sendo desativada.

“O plano diretor dessa área determina que aqui só podem ser instalados equipamentos de educação, cultura. E o Márcio apresentou essa primeira proposta de criação do Centro Integrado de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (Ciecel) “Estação Juquery”. Aos poucos, fomos ocupando os espaços do complexo e conquistamos o que hoje é o nosso querido Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), o Tablado Juquery, os jardins foram reformados, construímos o prédio da Emeb Roberto Meconi e a brinquedoteca, que estão de portas abertas para as nossas crianças”, disse Renata Celeguim.

Desta forma, o prédio da sede da Secretaria da Educação e Cultura se torna uma marca da ocupação que a prefeitura tem realizado dentro do Complexo Hospitalar do Juquery. A edificação passou por uma restauração completa com reformas do telhado e forro de madeira, troca completa da parte hidráulica e elétrica, pintura externa e interna, novo piso, instalação de prateleiras de granito, reforma dos bancos de concretos e paisagismo na parte exterior.

Por se tratar de um prédio tombado, projetado pelo escritório do engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo, toda restauração ocorreu após um estudo estratigráfico dentro dos critérios estabelecidos pelo Conselho de Defesa do Patrimônio História Arqueológico Artístico e Turístico (Condephaat). Sendo assim, a estrutura do edifício foi mantida em respeito ao patrimônio cultural. Atualmente, além da secretaria, o espaço abriga a reserva técnica do MAOC, com mais de 8 mil obras e a biblioteca do acervo pessoal do Dr. Osório Cesar.

Emocionado, o prefeito Dr. Nivaldo relembrou dos momentos em que passou no Juquery enquanto era funcionário do complexo. “Como grande parte dos franco-rochenses, eu comecei minha vida profissional aqui e guardo boas lembranças dos jardins e desses prédios. Nesse local aconteceram episódios dos quais nós não esquecemos e lutamos para que jamais sejam repetidos, mas também sabemos que a arte como tratamento psiquiátrico, tão importante para nossos pacientes, iniciou aqui nesses pavilhões, além dos inúmeros atendimentos de saúde que eram feitos aqui. Essa é a nossa história e temos que passá-la adiante”, declarou o prefeito.

“No que depender de mim, nós vamos continuar ocupando o Juquery com o que ele merece, arte, cultura, educação e lazer para as famílias franco-rochenses”, finalizou Dr. Nivaldo.

Os artistas Edmar Almeida e Nicole Barros encerram a noite com apresentação “Nos jardins de Van Gogh e Frida Khalo”, acompanhados pelo violinista Robson Valentim. Presenteados com flores, o público também fez uma visita pelo prédio guiados pela museóloga e pelo técnico em museologia do MAOC Michelle Guimarães e Elielton Ribeiro.

Texto/; Luana Nascimento – Foto: César Yuri