Franco da Rocha sedia I Fórum Regional de Saúde Mental

Franco da Rocha sediou o Fórum Regional de Saúde Mental na última quinta-feira (25). O evento, organizado pelo grupo condutor da Rede de Atenção Psicossocial da Rede Regional de Atenção à Saúde 03, aconteceu no prédio do Centro Formador de Pessoal Para a Saúde (Cefor), no Juquery, e reuniu representantes e trabalhadores dos serviços de saúde mental do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (Cimbaju), composto por Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar. Veja fotos do fórum.

Na abertura do encontro, foi lembrado que maio é o mês da Luta Antimanicomial, movimento que iniciou nos anos 70 e caracterizou-se pela busca dos direitos das pessoas com transtorno mental, posicionando-se contra o entendimento de que elas devem ser isoladas para supostos tratamentos. Além disso, havia um apelo pela participação da população na mudança do modelo assistencial, com o propósito de promover a inclusão dessas pessoas em todos os espaços da sociedade. A data, celebrada em 18 de maio, tem um significado especial para Franco da Rocha, que durante décadas abrigou um dos maiores hospitais psiquiátricos do país, o Juquery.

Participaram do primeiro ciclo de palestras, a Profª Drª em psicologia e profissional da equipe da saúde mental de Francisco Morato, Renata Capelli, que discutiu o tema “Saúde mental, tema para todos”, seguida pela coordenadora de enfrentamento à violência em saúde Julieta Castro, que abordou o tema “Violência e saúde mental” junto à coordenadora de saúde mental de Francisco Morato, Alice Vasconcelos.

Falando sobre o tema “Atendimento de urgência e emergências psiquiátricas na região da Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS 3)”, o fórum contou com a presença do médico psiquiatra e diretor do Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (Caism), Rodrigo Lancelote.

O público contribuiu com o fórum, expondo experiências, debatendo ideias e compartilhando ações. Erineide Oliveira, assistente social de Francisco Morato, disse que se sentiu tocada pelas falas das palestrantes. “A psicóloga Renata Capelli lembrou que precisamos fazer os movimentos em saúde mental entre cidadãos, nos despindo de nossas vaidades para olhar o outro como cidadão e como sujeito de direitos”, lembrou Erineide.

Morador de umas das Residências Terapêuticas de Franco da Rocha, o artista Antônio Rosas Satílio, ex-paciente do antigo Hospital Psiquiátrico do Juquery, marcou presença no fórum criando pinturas em homenagem ao tema. Da mesma forma, os municípios participantes fizeram apresentações de música ao vivo, dança e capoeira com a participação dos atendidos dos serviços de saúde mental.

No período da tarde, as palestras foram guiadas pela psicóloga Thais da Silva Torelli falando sobre “Autismo: conhecer para entender, acolher e incluir” pela psiquiatra Geovana Pistori Chiche abordando “Suporte em situações de crise” e pela mestre em psicologia Joely Roscito Bento que tratou do tema “Saúde mental do idoso”.

Segundo a gerente do Departamento Regional de Saúde do Centro de Apoio Regional à Saúde 3 (Cars), Aparecida de Lourdes Pellizari Silveira o fórum representou uma experiência enriquecedora para todos os profissionais da região. “A plateia participou ativamente do início ao fim, debatendo temas de muita relevância no cenário atual. O grupo técnico condutor da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da nossa região está de parabéns. É uma iniciativa que devemos repetir para enriquecer ainda mais a nossa região. Agradeço ainda à equipe de Franco da Rocha pela organização deste grande evento”, disse a gerente.

Para encerrar o evento, foi apresentada nos jardins do Juquery uma roda de capoeira com a participação dos atendidos pelo Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Luiz Marcelo Mazarini Novaes e do Centro de Convivência de Franco da Rocha.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Cesar Iury/Luana Nascimento