“Campo sem fogo, campo com vida”: Defesa Civil de Franco da Rocha participa da 2ª etapa de preparação para simulado da Operação Corta Fogo

Na última terça-feira (30), foi realizada a segunda etapa da preparação para o simulado que faz parte da “Operação Corta Fogo”, organizada pelo Parque Estadual do Juquery.

Com o intuito de reconhecer o local de atuação, as Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (Cimbaju), lideradas pelo diretor do parque, Francisco Ronda, fizeram vistoria por quatro pontos distribuídos por toda a extensão da área: o posto de comando, o mirante de observação, a trilha do Ovo da Pata e o ponto A.

O coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Franco da Rocha, Dorival José da Silva, o Jota, explicou como a construção de procedimentos é a melhor forma de evitar problemas, exaltando a participação das coordenadorias: “Quanto mais próximo à realidade, mais sucesso em situações reais, o que nos mantém preparados para enfrentar qualquer ocasião”, afirmou.

Além disso, mencionou que existe uma cooperação mútua entre o estado e os municípios, em que equipamentos são disponibilizados para que as simulações possam ser desenvolvidas.

O diretor do parque, Francisco Ronda, explicou como são feitas as observações da área. Durante o ano todo, com o auxílio da equipe de bombeiros civis temporária, os trabalhos de manutenção do parque e análise de todo o plano são realizados sem o uso de máquinas, justamente para que, em casos reais de incêndio, automóveis pequenos, médios e até pesados consigam circular tranquilamente.

Alguns dos processos realizados dentro do parque que auxiliam o combate ao alastramento do fogo em caso de incêndio são a técnica de aceiro, que constitui na construção de novos caminhos com maior distância entre uma mata e outra, adequação do piso e zona de pisoteamento do local, e implantação adequada na inclinação e distância necessária para controle de escoamento superficial de água da chuva, explicou o diretor.

“Ao enxergarmos toda a extensão do parque, observamos também o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que trabalha dentro de áreas protegidas e unidades de conservação, para melhor andamento e preservação do meio ambiente”, afirmou Francisco Ronda.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães