Centro Solidário forma 260 alunos em cursos de capacitação e qualificação profissional

A busca pela recolocação no mercado de trabalho ou pelo sonho de começar o próprio negócio ficou mais próxima para 260 formandos dos cursos de capacitação e qualificação profissional e do Clube do Chefe, oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A cerimônia de formatura aconteceu na terça-feira (6), no Ginásio de Esportes Carlos Vicente Ferreira e reuniu alunos e seus familiares, além do prefeito Dr. Nivaldo, da vice Lorena Oliveira, da secretária de Assistência Social Elaine Kipp e dos servidores da pasta. Veja fotos do evento.

O objetivo da formação é garantir a autonomia econômica da população em situação de vulnerabilidade numa perspectiva de inclusão social produtiva. Na lista das áreas de atuação estavam alimentação (pão artesanal doce; bolos; tortas; sobremesas; panificação e cozinha geral), beleza (alongamento de unhas em gel; penteado afro; barbeiro e unhas artísticas), serviços (auxiliar administrativo; atendente de farmácia; mídias sociais e limpeza de ar-condicionado), cuidador de idosos, artesanato (serigrafia; arte em cimento; arte em papel) e modelagem.

Em sua fala, a secretária Elaine Kipp parabenizou os formandos e lembrou da importância de abrir portas para que os franco-rochenses possam realizar seus sonhos.

“Hoje eu percebo que nesses cursos vocês aprendem muito, mas também nos ensinam. Cada trajetória, cada história de vida de vocês ensina um pouquinho para nós e para nossos professores. Espero que esses cursos façam de fato diferença na vida de cada um, seja para ingressar no mercado de trabalho ou recolocação profissional e pessoal, e que nós sigamos fazendo a política de assistência social no município para colher lindos resultados como esses”, declarou a secretária.

Com a entrega simbólica dos certificados de conclusão dos cursos, os alunos falaram sobre sua trajetória até à formatura.

Participando de cursos nas áreas de alimentação, modelagem e artesanato, entre outras, a aluna Rosemeire Teixeira da Costa, moradora do Parque Vitória, representou os demais formandos da área de Sobremesas e falou emocionada sobre sua experiência. “Eu gostei muito de participar de todos os cursos. Fiz questão de trazer minha família para prestigiar esse momento porque é muito importante para mim receber tanto conhecimento e tanto cuidado. Foi como uma terapia, a gente riu, se emocionou e hoje estamos aqui concluindo tudo com esse momento tão lindo”, disse Rose.

No encerramento da cerimônia, foi anunciado os ganhadores do Clube do Chefe, programa que oferece aulas gratuitas de gastronomia a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As turmas iniciaram em fevereiro com aulas práticas realizadas em parceria com o Centro Educacional Continuado em Desenvolvimento Social (Cecon). Integrantes da equipe responsável por pratos da região Nordeste, as alunas receberam com orgulho os certificados de vencedoras.

Os interessados em participar das novas turmas podem procurar o Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional, localizado na rua Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, 100 – Companhia Fazenda Belém, telefone 4800-7497. As vagas atendem prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas em programas de transferência de renda como Bolsa Família, além de inscritos no CadÚnico. Quem não possui o cadastro, precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência para fazer a inscrição.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior