Integração “Franco SUS, SUS é Franco” marca assinatura do projeto do novo piso salarial da enfermagem

Na última quarta-feira (7), foi realizado o Encontro de Integração “Franco SUS, SUS é Franco” da Secretaria Municipal de Saúde, na Câmara Municipal de Vereadores. A cerimônia foi marcada pela assinatura do projeto de lei de atualização do piso salarial da enfermagem, tornando Franco da Rocha a primeira cidade da região do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Juqueri (Cimbaju) a adotar a valorização da categoria.

Veja fotos do evento.

Além da conquista no piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o evento também integrou 55 novos servidores da saúde, com apresentação da estrutura da secretaria, principais programas e a história da cidade. A atividade foi retomada após dois anos de paralisação devido à pandemia da Covid-19.

Há 12 anos compondo o quadro de servidores da saúde de Franco da Rocha, a secretária de Saúde, Thais Riveira deu boas vindas aos novos colegas de trabalho e falou sobre a conquista do novo piso salarial.

“Compor esse time é uma missão e é de uma alegria imensa. Tenho certeza que com a chegada desses novos companheiros vamos crescer ainda mais. Sejam bem-vindos. Batalhamos juntos e agora estamos conquistando juntos com o novo piso. Isso é resultado do trabalho singular que realizamos nas políticas públicas de saúde em nossa cidade”, enfatizou a secretária.

Representando os novos servidores, Cristina Gonçalves, auxiliar em enfermagem do Jardim Bandeirantes, falou sobre o árduo trabalho da categoria, que foi linha de frente no combate ao coronavírus e a luta de 30 anos pelo novo piso.

“Somos símbolo de dedicação, e lutamos todos os dias, horas e minutos com comprometimento à enfermagem e saúde da população. Lutamos pelas vidas de milhões de pessoas durante a pandemia e nos orgulhamos disso, por mais que tenha custado a vida de muitos de nós também. O novo piso é uma vitória e, ainda assim, a enfermagem continuará exigindo respeito e dignidade”, ressaltou Cristina.

Com a assinatura do projeto, o novo piso salarial agora segue para aprovação dos vereadores da Câmara Municipal nas próximas semanas. Vale lembrar que o projeto faz parte da atualização do Estatuto e Plano de Carreiras, que trouxe diversas outras conquistas para os servidores municipais.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Orlando Junior