Acessibilidade e arte: MAOC ganhará exposição com 17 obras táteis

No dia 8 de julho, o Museu de Arte Osório César (MAOC) ganhará uma nova exposição com 17 obras táteis. Contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), o projeto de acessibilidade é uma parceria entre a INCLUA-ME Arte e Cultura Para Todos e a Secretaria Municipal de Cultura. As obras táteis são arte para pessoas portadoras de deficiência visual.

A exposição tem o objetivo de oferecer um convívio social inclusivo com uma política de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual, chegando para compor cerca de 270 obras do MAOC e seu acervo com mais de 8 mil pinturas, modelagens e desenhos preservados no Núcleo de Acervos, Memórias e Cultura do Juquery.

As novas 17 obras do projeto serão reproduções dos trabalhos artísticos de ex-pacientes do Hospital Psiquiátrico do Juquery, mantendo a identidade das exposições pelas quatro salas do MAOC e ampliando o acesso à cultura de modo divertido, natural e funcional.

A museóloga do MAOC, Michelle Louise Guimarães, comentou que as novas obras chegam para reforçar a luta do museu em mostrar o talento artístico de um público que por muito tempo foi marginalizado.

“Em São Paulo, ainda temos poucos museus que oferecem essa possibilidade do toque em obras táteis e, diante disso, o MAOC sai na frente mais uma vez. Isso auxilia muito na nossa missão de mostrar o talento artístico de um público que sofreu muito. É um grande passo para o desenvolvimento da inclusão social do MAOC”, destacou Michelle.

Para oferecer uma experiência completa aos visitantes durante a exposição, a equipe do MAOC recebeu um curso de preparação realizado pela idealizadora do projeto, Marina Baffini, na última quinta-feira (15).

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Acervo MAOC