Agente Comunitária de Saúde de Franco da Rocha tem livro publicado pela Editora Ases da Literatura

A Agente Comunitária de Saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória, Viviane Carvalho, de 30 anos, descobriu que, em paralelo à sua profissão ela também possui grandes habilidades como escritora.

Moradora do bairro em que atua como agente de saúde, Viviane trabalha há quatro anos na unidade e atua na prevenção de doenças junto à comunidade tendo como foco as atividades educativas para conhecer a situação da saúde das famílias. Por meio de visitas domiciliares, ela cadastra os pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) e auxilia no levantamento de dados que ajudam no planejamento das ações de saúde do município.

Além disso, a agente auxilia pacientes com necessidades de tratamentos mais severos e atua em campanhas de vacinação junto à sua equipe. Viviane realiza ainda ações internas na UBS, como as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, e ações externas, como o Programa Saúde na Escola.

Ano passado, em um concurso literário da Editora Ases da Literatura, por meio das redes sociais, Viviane viu a oportunidade de compartilhar uma história criada por ela intitulada “Sementes Elementais”. Depois de um mês da data de envio, em dezembro, a obra já havia sido liberada para a publicação, feita em janeiro.

No livro de ficção, em uma noite de comemorações para celebrar o Natal, um assassino invade a casa da família Morvani e tira a vida do casal. A filha, Kiara é salva pela magia de sua mãe que transfere o poder para a menina. Dez anos depois sua magia desperta e ela passa dois anos treinando numa ilha, então retorna para a cidade onde nasceu decidida a vingar a morte de seus pais.

O livro, assim como outras histórias já escritas por Viviane, foi desenvolvido através de uma cena que está quase no final do livro. “Geralmente, para mim, é mais fácil desenvolver uma história quando eu já tenho uma ideia de como ela vai terminar”, explicou.

Como grande leitora dos gêneros de ficção e fantasia, Viviane inspirou-se nos escritores norte-americanos de literatura fantástica Sarah J. Maas, Cassandra Clare e Rick Riordan.

Além disso, desde criança demonstra paixão pela leitura. “Sempre gostei muito de ler. Quando criança, dois dos primeiros livros longos que eu li foram ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ e ‘Os Miseráveis’, na terceira série”, explicou.

O livro Sementes Elementais pode ser adquirido pela internet em plataformas de comércio online, como Amazon e Magazine Luiza.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães