Defesa Civil de Franco da Rocha realiza apresentação do Plano Municipal de Evacuação

Na preparação para o Simulado de Inundação e Abertura das Comportas da Represa Paiva Castro que acontecerá no próximo sábado (1), a Defesa Civil de Franco da Rocha apresentou na última segunda-feira (26), o Plano Municipal de Evacuação com as equipes responsáveis pelos direcionamento em situações de emergência.

Veja fotos do evento.

Realizado no Centro de Vivência em Múltiplas Linguagens Raimunda Assunção dos Santos, o evento contou com a presença de representantes da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Elektro, Sabesp, secretarias municipais e moradores do bairro Vila Nova Aparecida que integram o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

O coordenador de Defesa Civil, Jota Silva, abriu a atividade agradecendo a participação dos órgãos executores e falou sobre a importância do treinamento para o gerenciamento de crise. “Com essa intermediação e troca de ideias que estamos realizando aqui, nosso plano será executado da melhor maneira possível. Essa parceria faz toda a diferença para um simulado bem estruturado e efetivo”.
.

A ação foi dividida em três momentos: inicialmente, a Defesa Civil Municipal apontou os indicadores para decretar emergência e execução do plano de evacuação; em seguida, a Sabesp detalhou a sistematização de abertura das comportas e o plano de cheias; por fim, a Defesa Civil do Estado de São Paulo, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, apresentou o Sistema de Comando de Operações e Emergências (SICOE).

Como explicado pela assessora de Gestão da Defesa Civil, Samantha Zduniak, o Plano Municipal de Evacuação foi traçado com base nas altas pluviometrias e o acompanhamento da Defesa Civil Municipal nas chuvas de 2022, estabelecendo parâmetros diferentes para os Lados Leste e Oeste do centro de Franco da Rocha. O principal objetivo é alertar e, se necessário, estabelecer o Plano de Contingência Municipal com definição das ações a partir dos acumulados das últimas 24 horas em dias de chuvas.

Encerrando a ação, o coordenador Estadual de Defesa Civil, 1º Tenente Veneziani, e o Capitão Lemos do Corpo de Bombeiros, realizaram uma dinâmica com participantes para definir os objetivos, recursos e estratégias do SICOE em uma situação de emergência.

“O nosso objetivo em realizar a dinâmica é para que todos possam absorver melhor as informações e não seja algo cansativo. Colocar vocês diante de uma simulação, definindo rapidamente as ações de emergência, é essencial para uma tomada de decisão efetiva quando necessário”, explicou o Capitão Lemos.

O Simulado de Inundação e Abertura das Comportas da Represa Paiva Castro acontece a partir das 8h30 do próximo sábado (1), com os moradores do bairro Vila Nova Aparecida.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos