Secretaria da Educação de Franco da Rocha organiza o I Seminário de Boas Práticas dos Gestores de Setor

Foi realizado nesta terça-feira (27), o I Seminário de Boas Práticas dos Gestores de Setor, na Secretaria da Educação de Franco da Rocha. O encontro reuniu os gestores das Emebs do município, que compartilharam as evoluções administrativas e pedagógicas das unidades escolares das quais são responsáveis. A vice-prefeita Lorena Oliveira e a secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim estavam presentes no evento. Veja fotos do encontro.

As 54 Emebs do município foram divididas em dez setores, em que cada gestor toma conta de cinco a sete escolas. Para essa divisão ser feita, foi analisado o número de turmas de cada Emeb e a proximidade territorial de uma unidade à outra.

O trabalho dos gestores é feito dentro das escolas, onde compõem a gestão escolar ao lado do diretor, coordenador e vice-coordenador.

A Gestora da Unidade de Coordenação da Política Pedagógica, Marilene Dantas, exaltou a função social exercida pelas Emebs de Franco da Rocha. “Ainda vemos muitas pessoas querendo separar ensino de educação. É muito importante esse trabalho das escolas, que funciona como uma rede de proteção”, afirmou.

Além disso, Marilene pontuou como cada escola constrói sua própria identidade num trabalho coletivo, enaltecendo a parceria das unidades com a Coordenação da Educação Especial e Inclusiva, que resultou em grandes avanços na integração e socialização de pessoas com deficiência no ambiente escolar.

A secretária adjunta da Educação, Iraci Silva, que também coordena os gestores de setor das unidades escolares do município, ressaltou como o seminário foi importante para que cada profissional presente pudesse ter acesso aos resultados dos trabalhos realizados.

Pelas palavras de Iraci, o seminário foi desenvolvido para semear boas ideias e práticas. “Os gestores escolheram duas boas práticas que eles consideram essenciais nos ambientes escolares e compartilharam com os demais. Essa comunicação tem o poder de contribuir cada vez mais para estarmos acompanhando o dia a dia das nossas crianças”, completou.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior