Vem Pro Parque de junho celebra o mês do orgulho LGBTQIA+ e a diversidade

Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e como o Vem Pro Parque não poderia ficar de fora dessa celebração, a edição deste mês aconteceu no último domingo (25), em comemoração à diversidade e inclusão. Veja fotos

O evento começou com a Caminhada da Diversidade com a participação do Conselho Municipal da Diversidade Sexual (CMDS) e servidores da Secretaria de Esportes. Dezenas de pessoas para saírem pelas ruas do centro da cidade levando o colorido da bandeira LGBTQIA+ e reforçar a importância de lutar e discutir os direitos da comunidade, encerrando o percurso no parque municipal com um aulão de zumba.

A criançada também curtiu o Vem Pro Parque com a oficina de gastronomia infantil, pipoca e algodão doce gratuitos, brinquedos infláveis, tenda cultural com livros de diversos gêneros, oficina de desenho e pintura e apresentações circenses.

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a empresa Embelleze disponibilizou serviços gratuitos, como corte de cabelo masculino e feminino e esmaltação de unhas.

Ao longo do dia, o público assistiu a intervenções de drag queens, apresentações artísticas da diversidade com música e dança, apresentação do coletivo Franco do Rock, contação de histórias com contos populares, apresentação cigana e circense e o coral Guarani Krukutu.

Para os cuidados da saúde da população, a Secretaria da Saúde disponibilizou orientação e distribuição gratuita de absorventes higiênicos por meio do Programa da Dignidade Menstrual, o ônibus da saúde com orientação sobre planejamento reprodutivo, distribuição de preservativos e autotestes de HIV, vacinação contra a gripe e Covid-19, orientação de combate à dengue, escorpião e vacinação antirrábica.

Também foram disponibilizadas tranças afro gratuitas, um torneio de futsal da diversidade, troca de saberes na exposição de artesanato indígena, uma feira de adoção de animais e exposição e orientação da Operação Corta Fogo, que combate incêndios no Parque Estadual do Juquery (PeJy).

No fim do dia, a criançada curtiu uma apresentação do Show da Luna.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Karina Muller