Defesa Civil de Franco da Rocha e Sabesp organizam simulado de abertura das comportas da Represa Paiva Castro

A Defesa Civil Franco da Rocha, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e governo do estado realizaram no último sábado (1º), um simulado de inundação e abertura das comportas da Represa Paiva Castro.

O treinamento aconteceu na rua Marechal Gaspar Dutra, no bairro Vila Nossa Senhora Aparecida (Vilinha), que fica próximo ao centro, e teve como objetivo preparar os moradores para uma situação real de enchente e necessidade de inundação, priorizando a prevenção de acidentes e a preservação da vida. Veja fotos da ação.

Com a participação do prefeito Dr. Nivaldo, da vice Lorena Oliveira, secretarias municipais e moradores do bairro Vila Nova Aparecida que integram o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), o simulado contou com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Fundação Florestal e Elektro Distribuidora de Energia Elétrica.

Historicamente, nos períodos de maior incidência de chuva, as enchentes atingem principalmente o centro de Franco da Rocha, que fica em uma região de vale e a Vilinha, que tem 176 moradores, recebe todo o volume proveniente dos bairros situados em regiões mais altas e de municípios vizinhos.

Para guiar as equipes, o coordenador Estadual de Defesa Civil Estadual, 1º Tenente Veneziani, o coordenador e a assessora de Gestão da Defesa Civil Municipal, Dorival José da Silva e Samantha Zduniak convocaram moradores, voluntários e grupos de salvamento, saúde e segurança para atuarem segundo o Plano de Contingência Municipal.

Dorival Silva explicou que o simulado visa se aproximar ao máximo de uma situação real e que a Defesa Civil, por meio do Nupdec tem orientado os moradores quanto a situações de resgate. “Orientamos a população para que conheçam as rotas de fugas e saibam quais órgãos da prefeitura estarão aqui para auxiliá-los nessas situações. O foco é avaliar a eficácia dos protocolos de segurança, a atuação das equipes de resgate, minimizar os erros e proteger vidas”, explicou o coordenador.

O simulado

Cinco postos de comandos foram criados a realização da simulação: tenda de apresentação de equipamentos de salvamento; posto de acolhimento e entretenimento para crianças; suprimentos e alimentação; tenda de encaminhamento para o abrigo municipal e ponto de apoio.

O Tenente Veneziani anunciou os comandos de envio do primeiro alerta de precipitação pluviométrica; interdição de vias para criação de rota de fuga e rotas trafegáveis; envio de comunicado aos moradores para abandono de área e evacuação e simulação de retirada de acamados, pessoas com mobilidade reduzida e animais pelo Corpo de Bombeiros; encaminhamento de desabrigados ao abrigo municipal, e, por fim, quando o nível da barragem atinge o nível máximo, é feita a descarga de 10 metros cúbicos de água por segundo, seguido pelo início da operação de limpeza das vias, realizada pela Prefeitura.

A moradora Michele Gissi participou do treinamento acompanhada da mãe e das filhas. “Moro há mais de 30 anos aqui no bairro e pela primeira vez estamos recebendo instruções e treinamento, que acontecem a cada três meses com a Defesa Civil e a Sabesp. Desta forma, estarmos nos preparando para que, em caso de situações de emergência, a gente priorize a nossa vida e dos nossos filhos”, disse Michele.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior