Arte como inclusão: Inaugurado o projeto de acessibilidade do Museu de Arte Osório Cesar

Foi realizado neste sábado (8), a inauguração do projeto de acessibilidade do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC). Elaborado por meio da parceria entre a INCLUA-ME: Arte e Cultura Para Todos e a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto, contemplado em 2021 pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), representa um marco na história do museu.

Com o intuito de influenciar outras instituições que também trabalham com arte a implantar meios de inclusão às pessoas com deficiência, o projeto engloba a exibição de maquetes, materiais em escrita com símbolos para pessoas com autismo e deficiência intelectual, videolibras, audioguia, mapas e pisos táteis e textos e legendas em dupla leitura.

A inauguração contou com a participação da vice-prefeita Lorena Oliveira, da secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim, da gestora do museu Michelle Louise Guimarães, do gestor do acervo Elielton Ribeiro e da coordenadora e consultora do projeto INCLUA-ME, Marina Baffini e Roseli Garcia.

Esse encontro entre instituições resultou num grande aprendizado para a gestora do museu, Michelle Louise. “Eu vi o projeto crescer desde o início. Foi uma realização. Nós fomos consultados sobre cada artista, escolhemos as obras que se tornariam táteis, conheci mais sobre acessibilidade em museus e aprendi sobre questões sensíveis que, infelizmente, muitas pessoas com deficiência ainda enfrentam”.

O gestor do acervo do museu, Elielton Ribeiro, compartilhou a mesma sensação de dever cumprido. “Sonhamos com este projeto durante o processo de reabertura do MAOC, em dezembro de 2020. Ainda em 2019, antes da pandemia, que tivemos nosso primeiro contato com a Marina Baffini para pensar em tornar o museu mais inclusivo, em um encontro dele com ele mesmo, pois se trata de uma instituição criada no diálogo entre arte e saúde mental”, expressou.

Um curso sobre acessibilidade será disponibilizado no final do mês para profissionais do município que trabalham com a educação inclusiva, ministrado pela autora do projeto, Marina Baffini.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Isabella Berruezo