Evento de encerramento do Projeto Político Pedagógico reúne a comunidade escolar na Emeb Adauto Estevam de Miranda

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, realizou no último sábado (29), o encerramento do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Emeb Adauto Estevam de Miranda. A celebração reuniu a comunidade escolar e autoridades, como a vice-prefeita Lorena Oliveira e a secretária da Educação e Cultura Renata Celeguim para celebrar a construção de uma escola ativa e participativa.

Moradora do bairro há mais de 45 anos, a senhora Maria Elza Andrade dos Santos, viúva do ex-vereador Manoel de Brotas, também fez questão de comparecer à atividade. Ela foi uma das homenageadas nas atividades do PPP por ver o bairro crescer e se desenvolver e compartilhar essas histórias com as crianças.

O Projeto Político Pedagógico estabelece diretrizes, metas e métodos que ajudam a escola a alcançar os objetivos propostos. Ele tem a intenção de aperfeiçoar a qualidade de ensino. A construção do PPP é feita de forma democrática e coletiva e valoriza a reflexão sobre o papel da escola na formação da sociedade.

A secretária da Educação e Cultura, Renata Celeguim, destacou em sua fala a história do bairro e a participação dos moradores na construção da escola e na formação das crianças. “Nós temos aqui uma comunidade muito participativa, que luta para que o bairro esteja cada vez melhor, e nesse processo nós tivemos a participação ativa de moradores como a dona Elza e o senhor Manoel de Brotas. E o projeto político pedagógico, também é um instrumento de participação e de construção coletiva, que aproxima as famílias e a escola, construindo cidadãos conscientes e participativos”.

Conquistando sorrisos das famílias, os alunos do nível I apresentaram uma coreografia da música a “Casinha Bem Fechada” e as crianças do nível II cantaram a canção “Minha Escola”. O Studio Milithu de Dança apresentou ainda as músicas “Brincadeira de Criança” e “História de Uma Gata”.

Lorena Oliveira também falou sobre algumas intervenções realizadas recentemente na Emeb Adauto, que incluem a instalação de gradil em todo o terreno, área do playground e janelas do pavimento inferior. “Neste momento que falamos tanto em segurança nas escolas, ter um ambiente mais protegido ajuda a tranquilizar as famílias, por isso, é importante destacar a instalação de gradil no entorno da Emeb Adauto “. A vice-prefeita leu ainda a carta da aluna Caroline Prado, que ressaltou a importância de cuidar do meio ambiente e do bairro.

Texto e foto: Luana Nascimento