Jardim Luciana terá parque com quadras esportivas, espaço pet, pista de skate e playground

O Jardim Luciana ganhará em breve um novo espaço de lazer e bem-estar para os moradores. Anunciado na última edição do Aqui Tem Franco, realizada neste mês no bairro, o novo parque tem o projeto desenhado pela Secretaria de Licenciamento e Planejamento Urbano com a fiscalização da obra feita pela Secretaria de Governo.

Construído na Estrada Municipal dos Abreus, o parque terá uma arena com quadras esportivas, pistas de skate, espaço pet, academia ao ar livre, playground e espaço para caminhada em todo o seu entorno.

Segundo a responsável pelo projeto, a arquiteta Cecília Xavier, a ideia era que o parque pudesse receber uma quantidade diversa de equipamentos de lazer para atrair todas as faixas etárias, com incentivo à caminhada, uso de bicicleta e patins, e para isso, haverá uma pista ao redor do perímetro inteiro do terreno, circundada com vegetação.

Além da arena com quadra de futebol society e meia quadra de basquete, o parque terá duas quadras de vôlei de areia. O playground foi projetado para ser um ambiente lúdico, com diversas cores e contará com balanço acessível para crianças com mobilidade reduzida ou cadeirantes. Já a pista de skate será uma novidade no bairro e vai incentivar ainda mais a prática do esporte.

“O espaço pet vai contribuir na interação dos animais domésticos com seus tutores, e a inclusão dos pets na vida urbana, visto que cada mais cresce a importância do papel do animal doméstico na sociedade”, explicou Cecília.

A arquiteta detalha ainda que toda a vegetação do parque foi cuidadosamente escolhida pela bióloga Bianca Valente, que selecionou os tipos de vegetação que melhor se adaptariam na área, com a intenção de melhorar o ambiente físico e químico, moderando as ilhas de calor urbanas; a qualidade do ar; redução de gases de efeito estufa; redução dos níveis de ruído; e proporcionando benefícios estéticos e psicológicos para população.

De acordo com o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Paulo Locatelli, neste momento, estão sendo realizados as instalações de água e energia no terreno do futuro parque para início dos trabalhos. O prazo estimado para conclusão é de até 18 meses.

Texto: Luana Nascimento – Arte: Secretaria de Licenciamento e Planejamento Urbano