Desvendando Franco da Rocha: Realizada a cerimônia de posse do 1º Conselho Municipal de Turismo da cidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, realizou na última terça-feira (3), a cerimônia de posse do 1º Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que definiu os representantes responsáveis pelas ações turísticas e econômicas do município no biênio de 2023 a 2025.

Clique e confira as fotos da posse.

Realizado no no auditório da Secretaria da Educação e Cultura, o evento contou com a participação do prefeito Dr. Nivaldo; da vice-prefeita Lorena Oliveira; do secretário adjunto de Cultura José Adilson Cunha, o Chiquinho; e do secretário executivo do gabinete do prefeito, Marcus Brandino, que prestigiaram as propostas e ideias dos novos representantes do turismo de Franco da Rocha.

Nas palavras da vice-prefeita, a concretização do conselho abre portas para a ressignificação de um município que tem muito a oferecer. “Admiro a Secretaria da Educação e Cultura que lutou para colocar o turismo como prioridade de uma política pública tão necessária. Foram muitos estigmas postos sobre a nossa cidade, mas que aos poucos têm mudado. Podemos ser representados pelo nosso Museu de Arte Osório Cesar, que recebeu 35 mil visitas desde sua inauguração, pelo parque municipal e Parque Estadual do Juquery, pela Casa de Cultura Marielle Franco e com certeza, por nós, franco-rochenses, que construímos este lugar dia após dia”, expressou.

Na cerimônia de posse, os representantes do conselho, divididos entre sociedade civil e poder público, receberam seus certificados pelas mãos do secretário Chiquinho. Confira a formação:

Representantes do poder público:
Órgão Gestor de Turismo, Cristina Ferreira e José Adilson da Cunha;
Órgão Gestor de Cultura, Regiane da Silva Rocha e Elielton Ribeiro;
Órgão Gestor de Meio Ambiente, Ana Luiza Artine e Bárbara Omena;
Órgão Gestor de Desenvolvimento, Jéssica Cardoso da Silva e Heber Farias;
Representantes da Secretaria da Educação e Cultura, Juliana Lima da Silva e Juliana de Paula Fonseca;

Representantes da Iniciativa Privada:
Segmento de Hospedagem, Beatriz Silva Rego e Camila Aparecida Alves;
Segmento de Alimentos e Bebidas, Murilo Favero de Morais e Leirilane dos Santos;
Representantes dos Agentes de Viagens, Monique Liliane Ferreira e Pamela Menezes;
Representantes de Organizadores de Eventos, Welson Alves e Talita Maris de Oliveira;
Segmentos de Prestadores de Serviços Turísticos, Caroline Rodrigues da Cruz e Kaique Silva Soares

Representantes da Sociedade Civil Organizada:
Paulo Hélio Kanayama;
Marcelo Gomes de Oliveira;
Anderson Luiz Rodrigues;
Luma Santos de Almeida;
Felipe Alves da Silva;

No final do evento, foi definido por aclamação para presidente do conselho, a representante titular dos agentes de viagens, Monique Ferreira Pedroso e a estudante Beatriz da Silva Rego como vice-presidente. Como 1ª e 2ª secretárias, foram definidas as representantes dos Agentes de Viagens e da Secretaria da Educação e Cultura, Pâmela Menezes Pires e Juliana de Paula Fonseca, respectivamente.

Para a estudante de gestão de turismo pela FATEC São Paulo e mais nova vice-presidente do conselho, Beatriz da Silva Rego, o turismo deve, primeiramente, atingir a todos os franco-rochenses como um dos maiores bens da cidade. “Acredito que temos um potencial muito grande tanto economicamente quanto culturalmente. Procuro expandir esse conhecimento no nosso município de que temos um grande potencial de crescermos ainda mais. Se conseguirmos conscientizar nossa população, fica mais fácil trazer pessoas de fora”, propôs a estudante.

Texto e foto: Lívia H. Magalhães