Secretaria da Saúde vai realizar mutirão de papanicolau e mamografia no sábado, 21 de outubro, na Casa da Mulher

Para incentivar o cuidado com a saúde feminina, a Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, vai realizar um mutirão de papanicolau e mamografia na Casa da Mulher, neste sábado, 21 de outubro, das 8h às 14h. A Casa da Mulher fica na rua Joaquim Nunes Pereira, s/n – Centro, dentro da Praça da Saúde.

A ação acontece em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e outras doenças que acometem as mulheres.

Para realizar a mamografia é necessário que a mulher tenha idade entre 50 a 69 anos; já para fazer o papanicolau, a idade indicada para as mulheres é de 25 a 64 anos. Os documentos para fazer os exames são RG e cartão do SUS. Não é necessário agendar horário ou levar guia médica.

Mamografia

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos de idade, uma vez a cada dois anos. O exame de rotina é feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença. O câncer de mama apresenta significativo sucesso de tratamento e cura quando diagnosticado precocemente.

Papanicolau

Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o papaniculau é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor. O exame deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas. Mulheres que já tiveram atividade sexual e têm entre 25 e 64 anos devem fazer o exame periodicamente. O ideal é realizá-lo uma vez por ano, sendo imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e ter assim um tratamento com mais chances de sucesso.

O papanicolau pode detectar as seguintes doenças:
Alterações causadas pelo HPV;
Câncer de colo de útero e lesões por ele causadas;
Infecções vaginais;
Inflamações vaginais;
Algumas ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).