Novos conselheiros e conselheiras da pessoa com deficiência tomam posse

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira (17), a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPCD) para atuarem no período de 2023 a 2025. O órgão é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de ações articuladas e intersetoriais voltadas à promoção e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Veja fotos do evento.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Dr. Nivaldo, o secretário executivo do Gabinete Marcus Brandino, a secretária de Assistência Social Elaine Kipp, a presidenta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Adriana Silva Elidio e os vereadores Sheila Renteiro e Edilson Marques.

Tomaram posse 14 conselheiros e seus suplentes, sendo representantes do Poder Executivo; representantes de entidades sociais ligadas diretamente à defesa ou ao atendimento da pessoa com deficiência, legalmente constituída e em funcionamento; representante de Sindicato de Empregados; representantes da categoria das pessoas com deficiência dos munícipes; representante da categoria profissional ligada à fisioterapia e/ou reabilitação e representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Subseção Franco da Rocha.

O prefeito Dr. Nivaldo parabenizou os novos conselheiros e seus respectivos suplentes e falou sobre a importância do poder público e do conselho de da pessoa com deficiência na criação de políticas que garantam autonomia e acessibilidade às pessoas com deficiência.

“Sabemos da importância de reunir atores de diferentes setores da sociedade na formulação das políticas públicas para pessoas com deficiência para que as cidades se adaptem a essas condições, seja na área da educação para que seja sempre inclusiva, na criação de uma cidade mais acessível, na garantia de políticas de assistência social, no acesso à cultura e ao esporte e também à saúde e ao mercado de trabalho. Por isso, é importante que toda a sociedade se una em torno dessa causa”, disse o prefeito.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem composição paritária, com representantes do governo e da sociedade civil, com a garantia de um percentual de 50% de membros para cada setor. Consultivo, deliberativo, fiscalizador e articulador das políticas públicas, o CMPCD tem como objetivo acompanhar o planejamento e a execução de políticas públicas, bem como defender, em âmbito municipal, os direitos à promoção e inclusão social da pessoa com deficiência.

A presidenta do conselho, Adriana Silva Elidio é mãe de um adolescente com transtorno de espectro autista e conta que sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência começou desde que o filho recebeu o diagnóstico, aos sete anos. “Meu filho estuda em uma escola municipal, faz curso de administração pela ETEC, curso de informática e minha luta é para as mães de crianças que estão dentro do espectro também vejam que seus filhos não precisam ser criados dentro de uma bolha, eles não precisam ser rotulados”, explicou Adriana.

Atuante, Adriana faz parte de um grupo com mais de 30 mães de crianças que estão dentro do espectro autista e celebrou conquistas pelas quais já lutou e que beneficiaram diversas mães. “Lutei para que o shopping da cidade disponibilizasse vaga de estacionamento sinalizada para autistas, para que conseguíssemos a distribuição do cordão do girassol, acessório utilizado por pessoas que apresentam alguma deficiência, doença ou transtornos ocultos e sigo lutando para que conquistemos cada vez mais direitos”.

No encerramento da cerimônia de posse, a secretária Elaine Kipp fez um convite para que todos participem da 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontecerá neste sábado, 21 de outubro, das 8h30 às 13h, na ETEC Franco da Rocha.

Confira os nomes dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência:

Titulares:
Adriana Silva Elidio;