Franco da Rocha realiza última fase das Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil de 2023

Na manhã da última quarta-feira (18), o auditório da Secretaria da Educação e Cultura recebeu a fase final das Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil de 2023, projeto desenvolvido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franco da Rocha e a Defesa Civil Municipal.

Veja fotos do evento.

Estiveram presentes no evento o prefeito Dr. Nivaldo; a vice-prefeita Lorena Oliveira; a secretária da Educação Renata Celeguim; o secretário executivo do gabinete do prefeito, Marcus Brandino; a equipe da Defesa Civil Municipal e o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, acompanhado de demais integrantes da Defesa Civil do estado.

Desde o início do ano, 18 escolas da rede municipal realizaram atividades sobre temas voltados à redução de riscos e desastres com as turmas do 5º e 6º ano do ensino fundamental, em que as escolas Dr. Alceu Anzelotti, Cevero de Oliveira Moraes e Ministro Paulo Renato avançaram para a fase final da competição devido ao destaque que tiveram com seus projetos.

Na atividade, cinco alunos de cada unidade foram à frente para defender sua escola numa dinâmica formada por questões objetivas e dissertativas, em que a cada resposta certa, a escola ganhava um ponto.

Logo nas primeiras questões, os alunos da Emeb Alceu Anzelotti ficaram na frente das demais escolas por terem acertado boa parte das questões. Porém, depois do intervalo, a Emeb Ministro Paulo Renato focou na atividade e foi a vencedora geral das olimpíadas com 25 acertos de 30 questões.

Nas palavras do Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, o município tem realizado boas ações voltadas à conscientização das crianças sobre questões ambientais que podem apresentar algum risco aos munícipes. “Nossa organização fica muito feliz em saber que podemos contar com Franco da Rocha para expandir as lições sobre a redução de riscos e desastres e como evitá-los a partir dos ensinamentos para os mais novos, que compartilham com os mais velhos”, expressou.

A professora da Emeb Dr. Alceu Anzelotti, Roberta Amaral Martins, comentou que as Olimpíadas da Defesa Civil foi um projeto muito pertinente para o crescimento das crianças.

“Ao abordar tópicos relacionados à prevenção de desastres naturais, os alunos não apenas adquiriram conhecimento prático, mas também desenvolveram empatia e conscientização sobre a importância da comunidade e do meio ambiente. Alunos com mais habilidade na escrita criaram a poesia da paródia, outros se destacaram na melodia e uns em ritmo permitindo que todos participassem ativamente, sem exceções”, expressou a professora que, junto à sua turma do 5º ano, produziu uma paródia sobre a importância da atuação da Defesa Civil e dos cuidados que devem ser tomados pela população.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior