Gestantes recebem kit enxoval do “Programa Mãe Franco-rochense” e orientação sobre sífilis congênita

Desde o primeiro teste de gravidez até a ida para a maternidade, a Secretaria de Saúde, por meio do “Programa Mãe Franco-rochense”, acompanha a gestação das mamães que realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a realização de exames, consultas e grupos de orientação. Veja fotos da atividade

Nesse processo, quando realizado de forma correta, seguindo todas as etapas, elas garantem o acompanhamento com profissionais da saúde e o crescimento saudável e seguro dos seus bebês. Além disso, ganham um kit enxoval que colabora com esse momento tão especial da vida das mamães e seus bebês.

Na última quarta-feira (18), na Praça da Saúde, mais um grupo de gestantes recebeu o kit junto a orientações sobre o Outubro Verde, mês da conscientização sobre a sífilis congênita, transmitida ao bebê ainda durante a gestação e em qualquer fase da gravidez.

Conduzida pela enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Andreza Almeida, a conversa teve como objetivo sensibilizar as mães e seus parceiros sobre a realização do pré-natal, que inclui, no mínimo oito consultas e três testes para detecção da sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Também colaboraram com o bate-papo a secretária da Saúde, Thais Marquês, a diretora de Atenção Básica de Franco da Rocha, Patrícia Santana; a articuladora da Atenção Básica do Governo do Estado de São Paulo, Geisa Cuevas; a psicóloga Silvia Fátima Moura; a assistente social Antônia Ferreira e a apoiadora da Atenção Básica, Leni Cardoso.

Leni Cardoso falou ao grupo sobre as etapas do “Programa Mãe Franco-rochense”, que oferece atenção integral e especial com intuito de atender as gestantes cadastradas e as crianças com até um ano de idade. O programa inclui acompanhamento de consultas de pré-natal; realização de exames necessários para uma gravidez saudável; visita à maternidade em que será realizado o parto e o kit enxoval.

“Estamos retomando os encontros com as mães após o período mais crítico da pandemia da Covid-19. Nesse meio tempo, as UBSs realizaram encontros virtuais, mas sabemos da importância dessa conversa olho no olho para que vocês tirem dúvidas com a psicóloga, com o dentista, assistente social e todos os profissionais que estão aqui para atender vocês da melhor forma possível”, enfatizou Leni.

Sobre a sífilis congênita

A sífilis congênita é a infecção do feto transmitida por via placentária, em qualquer momento da gestação ou estágio clínico da doença em gestante não tratada ou inadequadamente tratada. “Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado for positivo (reagente), tratar corretamente a mulher e sua parceria sexual, para evitar a transmissão”, ressaltou Andreza.

A principal forma de prevenção da sífilis é o uso do preservativo em todas as relações sexuais, seja ele masculino ou feminino.

O diagnóstico da sífilis pode ser realizado em qualquer UBS, por meio do teste rápido, com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo.

Texto e foto: Luana Nascimento


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).