Prefeitura realiza 1ª Feira das Profissões de Franco da Rocha

Na última semana, nos dias 19, 20 e 21, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, junto à Secretaria da Educação e Cultura e Secretaria de Esportes, realizou a 1ª Feira das Profissões de Franco da Rocha, voltada para alunos das escolas do município.

Veja fotos do evento.

As atividades aconteceram de forma gratuita na Fatec Franco da Rocha e dentro do parque municipal, no Circo Escola Edgar Cabide, Centro Social Urbano (CSU), Arena Ubirajara Ferreira Braga e Ginásio de Esportes Paulo Rogério.

Segmentado em painéis de profissões, empresas, escolas técnicas e universidades, o foco da feira foi oferecer à juventude de Franco da Rocha e região a oportunidade de conhecer diversas de profissões, criando um horizonte de possibilidades para que os jovens possam estabelecer o primeiro contato com o mercado de trabalho.

O evento contou com palestras sobre carreira e mercado de trabalho com profissionais de áreas distintas do conhecimento, além de apresentação de cursos técnicos e superiores, oficinas práticas, stands das empresas e instituições de ensino e orientação vocacional, oferecendo aos estudantes a oportunidade de fazer uma escolha consciente sobre seu futuro profissional.

“Assim que entramos no ginásio já demos de cara com stands que têm a ver com as profissões que pensamos seguir no futuro, e ao buscar orientação, vimos que o pessoal das empresas e das faculdades foram muito didáticos para falar com a gente, de forma descontraída e que facilitou o nosso entendimento”, comentaram os estudantes da escola Pedro Lelis de Souza, Luís Gustavo, Julia Vieira e Angélica Moreira.

Ao longo dos três dias, mais de 5 mil alunos, do 9º ao 3º ano, de 17 escolas da região, foram conectados a 20 empresas e instituições de ensino superior e técnico. Muitas das universidades que participaram da feira também ofereceram bolsas de estudos para cursos extracurriculares e profissionalizantes.

Nas palavras do diretor de desenvolvimento econômico, Heber Farias, a feira cumpriu seu papel e alcançou centenas de jovens por toda a região. “O evento foi maravilhoso, conseguimos trazer estudantes das mais diversas áreas de Franco da Rocha dando a eles uma chance de um futuro melhor, o que eu considero um grande processo de inclusão e democratização da informação. Também conseguimos aprender bastante sobre a organização desse tipo de evento, e podem ter certeza, que a segunda edição da Feira das Profissões será ainda melhor”.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior/Carlos Augusto Dornelles e Lívia H. Magalhães