Realizada a VIII Conferência Municipal da Educação em Franco da Rocha

A Prefeitura, junto ao Conselho Municipal da Educação (CME) e à Secretaria Municipal da Educação e Cultura, realizou na última quinta-feira (26), a VIII Conferência Municipal da Educação, no auditório da Fatec. O evento teve como principal objetivo mobilizar a sociedade civil na defesa da educação como direito de todos a partir das contribuições à construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024 – 2034.

Veja fotos da conferência.

Estiveram presentes no debate o prefeito Dr. Nivaldo; a vice-prefeita Lorena Oliveira; o secretário executivo do Gabinete do prefeito, Marcus Brandino; a secretária municipal da Educação e Cultura, Renata Celeguim; a representante da Diretoria de Ensino de Caieiras, Liselena Farias Terek; o conselheiro do segmento de pais de alunos da rede municipal, Elídio Nicolau; o diretor da Etec Emílio Hernandez Aguilar, Marcelo Gomes e o diretor da Fatec Giuliano Cecchettini, Paulo Hélio Kanayama.

Na abertura do evento, os convidados foram recebidos com um café da tarde feito pelas empreendedoras do Café Carlito, programa da Economia Popular e Solidária de Franco da Rocha, por meio do Fundo Social de Solidariedade, além de terem prestigiado uma apresentação do ator e diretor de teatro, André Arruda, que encantou o público com um fragmento do espetáculo “Sobre Ciências & Ternuras – histórias mal contadas acerca do meu chão”.

Nesta edição, a conferência seguiu o tema “Plano Nacional de Educação – política de Estado para a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, determinado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), em que as propostas e ideias compartilhadas irão concretizar a formulação de diretrizes, metas e estratégias para o PNE da próxima década.

Em uma das etapas do evento, foi realizada uma palestra comandada pela coordenadora de programa e políticas da Campanha Nacional pelo Direto à Educação, Marcele Frossard, que expôs o histórico dos avanços e retrocessos da educação brasileira desde os últimos anos e apresentou o projeto do qual faz parte, uma articulação ampla e plural no campo da educação no Brasil que completou 24 anos em 2023.

Nas palavras da secretária municipal da Educação e Cultura, Renata Celeguim, a educação é o meio de formação de bons profissionais e cidadãos e por isso merece todos os recursos necessários para chegar às melhores condições possíveis. “Hoje nós atendemos 17 mil crianças na rede municipal e sabemos de todo o trabalho realizado para os nossos alunos. Porém, hoje, aqui, lutaremos para garantir a permanência e a chegada de profissionais qualificados, boas estruturas e rendimento para termos, por fim, uma educação exemplar”, expressou.

Em seguida, foram apresentadas as sugestões de ações a serem inseridas na educação por meio de cinco eixos: Educação Infantil; Ensino Fundamental, alfabetização, educação integral, aprendizado adequado na idade certa – qualidade da educação; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos e valorização dos profissionais da educação, plano de carreira e gestão democrática.

Ao final, foi realizada a eleição dos delegados que levarão as propostas compartilhadas na conferência para a edição nacional. Foram eleitos como representantes dos docentes, os professores da rede municipal Murilo Soares Oliveira, Franciane Izabele Martins e Irineia Monteiro da Silva; como representante dos pais ou responsáveis, o professor da rede estadual Edmilson Costa Santos; como representante dos gestores, Thiago Basilio de Oliveira e como representante dos funcionários, o auxiliar de serviços escolares Rafael Lirani Silvério.

Texto: Lívia H. Magalhães – Foto: Orlando Junior