Servidoras da Prefeitura participam de palestra com orientações sobre câncer de mama e de colo do útero

Servidoras da Prefeitura de Franco da Rocha participaram nesta quinta-feira (26), no auditório da Secretaria da Educação, de uma palestra com o tema “Comece por você e continue por quem você ama”, em alusão ao outubro rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Veja fotos da palestra</a

Organizado pela Escola de Governo, em parceria com a Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho e Secretaria da Saúde, o evento foi conduzido pela enfermeira Dra. Sandra Lima, que atua no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, e pela gestora da Escola de Governo, Rosângela Maria Vicakas. A ação reuniu mulheres de todas as idades para falar sobre a importância da conscientização sobre a doença, diagnóstico precoce, autoestima e saúde da mulher.

A enfermeira Sandra iniciou a palestra explicando o que é o câncer de mama, causado pela multiplicação desordenada de células anormais na mama, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Entre os fatores relacionados ao desenvolvimento da doença estão a idade, determinantes relacionadas à vida reprodutiva, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, entre outros.

Uma das questões abordadas foi idade correta para as mulheres realizarem os exames preventivos e a enfermeira Sandra explicou que a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada para a faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

Antes dos 50 anos, é recomendado que as mulheres iniciem uma rotina de exames preventivos das mamas apenas por indicação médica, caso sejam observadas alterações ou exista alguma predisposição genética na família.

“No Outubro Rosa nós enfatizamos muito a saúde das mamas, mas temos que cuidar do nosso corpo de forma integral, de janeiro a janeiro, por isso que também gosto de abordar a importância da coleta do papanicolau para prevenção do câncer de colo do útero. Mulheres de 25 a 64 anos devem fazer o exame, e quem tiver desconforto durante a relação, ou qualquer outra intercorrência, também deve fazer”, detalhou a enfermeira.

Para sensibilizar o grupo de mulheres presentes, Rosângela Vicakas e a assistente social da Secretaria da Saúde, Lenira Pereira, compartilharam relatos de superação do câncer de mama, contando o momento em que receberam o diagnóstico e como enfrentaram o período de tratamento até chegarem à cura.

Comece por você e continue por quem você ama

“Compartilhem as informações passadas aqui nesta palestra, conversem entre vocês, com suas mães e amigas para que todas possam entender a importância do diagnóstico precoce para iniciar o tratamento o mais breve possível. Para as que estão passando pelo câncer ou para quem conhece mulheres que estão enfrentando a doença, saibam que é possível chegar à cura. Vamos nos apoiar”, encerrou Rosângela.

Ao final do evento, as mulheres participaram de um sorteio de brindes doados por comerciantes e parceiros da Escola de Governo.

Texto e foto: Luana Nascimento