Outubro Rosa: Prefeitura realiza bate-papo sobre saúde da mulher e autocuidado no Cras do Lago Azul

A Prefeitura segue com a programação das atividades do “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama. Na última quinta-feira (26), o Centro Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Lago Azul organizou um grande evento para conscientizar as usuárias do equipamento sobre o autocuidado e realização dos exames preventivos.

Confira imagens do evento.

Organizado pelas servidoras do Cras e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, junto às Secretarias de Assistência Social e da Saúde, o bate-papo contou a presença de mais de 15 mulheres, além da gestora do Cras, Rosangela Chimello, da psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da UBS Lago Azul, Sílvia Fátima Moura e da médica da família, Vanilza Tavares.

As falas de abertura foram feitas pela Dra. Vanilza, que passou orientações sobre a importância da realização dos exames de rotina, como papanicolau, mamografia, ultrassonografia, entre outros, além de esclarecer dúvidas, tanto das pacientes como das funcionárias.

Em seguida, as palavras da Dra. foram reforçadas pela psicóloga Sílvia, que distribuiu alguns preservativos femininos e destacou a importância dos cuidados com a saúde sexual, considerada ainda um tabu por muitas mulheres.

Já nos momentos finais da roda de conversa, Silvia agradeceu a todas pela ótima tarde que rendeu muitas trocas de vivências e conhecimentos. “O importante no fim de tudo, é que a gente deve se priorizar. Independente de você ser casada, solteira, mãe, filha, os cuidados com você mesma devem vir em primeiro lugar, e esses momentos servem exatamente para isso, compartilhar experiências e entender que os cuidados físicos precisam ser um compromisso inadiável consigo mesma”.

Confira as datas da programação de atividades do Outubro Rosa:

31 de outubro das 8h às 16h

UBS do Pretória
– Sorteio de cestas básicas
– Café da tarde

UBS Monte Verde
– Encaminhamento para exames de ultrassonografia de mama e ultrassonografia transvaginal

UBS Jardim Bandeirantes

UBS Parque Lanel