Franco Jovem: turmas de Panificação e Confeitaria apresentam pratos na reta final do curso

Em reta final do Curso de Panificação e Confeitaria, os alunos e alunas do Programa Franco Jovem apresentaram seus pratos para avaliação de jurados na quinta (8) e sexta-feira (10). O projeto é uma realização da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Cecon (Centro de Educação Continuada), e atende cerca de 38 franco-rochenses.

Veja fotos da competição.

Voltado para jovens de baixa renda e/ou em estado de vulnerabilidade social atendidos pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), o curso tem como objetivo apresentar o mundo da gastronomia como uma oportunidade de despertar habilidades e o interesse no mercado de trabalho da área.

A mesa de jurados foi formada pelos convidados Toninho Lopes Júnior, Heber Farias, Karina Macedo, Daniela Oliveira, Marília Buonavita e a secretária de Esportes Ireide Santos, que avaliaram os pratos seguindo os critérios de harmonia, textura, sabor e apresentação.

“É lindo ver a dedicação de vocês e fica nítido o quanto levam isso a sério com o cuidado que tiveram nos mínimos detalhes dos pratos. Todos vocês, sem exceção, têm um potencial gigantesco com o que vimos e experimentamos aqui hoje. Não desistam desse sonho”, incentivou a jurada Karina, empresária no ramo gastronômico.

Durante as apresentações o destaque ficou para o bolo red velvet, caraterístico por sua massa avermelhada com sabor de chocolate e o recheio de creme de queijo branco. O maior desafio na preparação é o acerto na textura da massa em referência ao significado do nome do prato (veludo vermelho).

Maria Eduarda dos Santos, de 16 anos, é aluna da turma da tarde e confessou que em dois meses de curso a confeitaria virou uma paixão. “Panificação foi mais difícil, mas me adaptei bem às técnicas. Já na confeitaria, eu chegava na aula com um sorriso no rosto. Ganhou meu coração e pretendo seguir me aprimorando nessa área”.

As notas dos jurados serão apresentadas para as turmas no dia 16 de novembro, antecedente à formatura.

Texto: Jorge Henrique Ramos – Foto: Jorge Henrique Ramos/Orlando Junior