“Porque ser solidário é criar oportunidades”: Prefeitura realiza formatura dos cursos de capacitação e qualificação profissional

A solenidade, que aconteceu no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, reuniu autoridades municipais e familiares dos formandos

A força de vontade para superar desafios e conseguir uma renda estável está cada vez mais próxima de render frutos para mais de 100 formandos dos cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Confira as fotos da formatura.

A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na última quinta-feira (16), no Centro Cultural Newton Gomes de Sá e reuniu as mais diversas autoridades municipais, como o prefeito Dr. Nivaldo e a vice-prefeita Lorena Oliveira, a Secretária de Assistência Social Elaine Kipp e o vereador Edilson Marques, além das professoras Gisele e Ana. Os alunos formados faziam parte dos programas Franco Jovem, Cursos de Panificação e Despertar Habilidades.

O objetivo da formação é garantir a autonomia econômica dos franco-rochenses em situação de vulnerabilidade numa perspectiva de inclusão social produtiva.

Com a fala, Dr. Nivaldo ressaltou a importância desse novo passo na vida dos alunos. “Estamos aqui novamente, pelo terceiro ano consecutivo, com diversos alunos se formando, ganhando novas oportunidades e mudando a vida de diversas famílias. É uma alegria enorme ver todos esses jovens em busca de um futuro melhor. Parabéns e sucesso para todos”.

Representando os participantes dos cursos, a aluna do Programa Franco Jovem, Manuele, falou da virada de chave causada pela formação em sua vida. “Hoje é um dia de recomeço para muitas pessoas aqui, e o fechamento de uma fase que jamais vamos esquecer. Às vezes pode parecer besteira eu vir até aqui e falar essas palavras bonitas, porém, nesses cursos nós não aprendemos apenas o que eles nos propuseram, mas sim a sermos pessoas diferentes e solidárias em várias partes da nossa vida. Levaremos para sempre esses conselhos e experiências que com certeza mudaram nossas vidas”.

No encerramento da cerimônia, foram anunciados os ganhadores do Franco Jovem, curso que tem como objetivo mostrar o mundo da gastronomia como uma oportunidade de despertar habilidades e o interesse de jovens franco-rochenses. Os alunos ainda foram premiados com a entrega simbólica dos certificados de conclusão dos cursos e sorteio de brindes que prometem ser muito úteis em sua jornada de trabalho

Os interessados em participar das novas turmas podem procurar o Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional, localizado na rua Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, 100 – Companhia Fazenda Belém, telefone 4800-7497. As vagas atendem prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas em programas de transferência de renda, além de inscritos no CadÚnico. Quem não possui o cadastro, precisa procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência para fazer a inscrição.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior