Judocas franco-rochenses trocam de faixa em cerimônias de graduação realizadas no Ginásio Paulo Rogério

O judô é um dos esportes com maior número de adeptos nas oficinas disponibilizadas pela Prefeitura. E para coroar a paixão dos alunos pela modalidade, na semana passada, Senseis, judocas e familiares lotaram o Ginásio Paulo Rogério Seixas, para prestigiar a cerimônia oficial de troca de faixa do judô. O evento representa a graduação dos alunos no esporte e simboliza a evolução nas técnicas da modalidade.

Veja fotos da cerimônia.

A entrega das novas faixas aconteceu entre sexta-feira (17), e sábado (18), para os alunos dos Senseis Satiro Santos, Dani Jesus, Lilian Dias e Maurício Silva, que se dedicam a difundir o esporte na cidade e ajudam a mudar a vida de centenas de franco-rochenses.

Durante a cerimônias, além da nova faixa, mais de 300 alunos receberam um certificado e uma placa com a cor de sua graduação. Na modalidade, além de ensinar técnicas de defesa pessoal, os níveis de faixa são conhecidos por serem coloridos, que indicam o nível de habilidade e experiência dos atletas.

O secretário executivo do gabinete, Marcus Brandino e a secretária de Esportes Ireide Santos, acompanharam de perto a emoção dos judocas e familiares. Nas palavras da secretária Ireide, a oferta de políticas públicas voltadas ao esporte e lazer são responsáveis pela inclusão social e por grandes mudanças na sociedade.

“Nossos Senseis têm o cuidado de oferecer a mesma qualidade de ensino aqui no centro e nos nossos polos esportivos espalhados pela cidade, buscando a inclusão e a oportunidade de fazer do esporte uma atividade transformadora para todos. Parabenizo também aos pais, mães e familiares que incentivam nossos jovens a seguirem no judô e nos trazem tanto orgulho”, disse Ireide Santos.

Orgulho foi o que não faltou para a família do jovem Nicolas Oliveira Ramos, de 17 anos, que recebeu passou da faixa verde para a roxa no último sábado. Morador do Parque Vitória, ele viu a vontade de começar no judô nascer com a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), perto de sua casa. Após a inauguração do equipamento esportivo, Nicolas, que na época tinha apenas sete anos, passou a frequentar as aulas regularmente e não parou mais. De lá para cá, ele já conquistou o Campeonato Paulista de Judô, o terceiro lugar no Meeting em Santa Catarina e só neste ano foi campeão da Copa São Paulo de Judô e vice no Campeonato Paulista da modalidade.

“O judô foi muito importante na minha vida e me ensinou a ter autocontrole. Quando criança, eu era um menino que perdia a paciência rapidamente. Mas depois que comecei a praticar o esporte consegui ter mais controle da minha mente e minhas ações”, afirmou o atleta.

Com a mãe como sua maior incentivadora, Nicolas diz que ela nunca o deixou desanimar. “Sempre que bate o desânimo, minha mãe me ajuda a continuar firme e não me deixa fraquejar. Ela me incentiva a ir mais longe no judô, o que não é fácil, mas ela está sempre ao meu lado”, agradeceu Nicolas.

A Secretaria de Esportes oferece aulas de judô voltadas a diferentes faixas etárias nos seguintes polos esportivos: Centro Social Urbano (parque municipal); Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) na Chácara São José; Paróquia Bom Jesus da Paradinha; Associação da Vila Josefina; Emeb Graciliano Ramos; Emeb Alceu Anzelotti; Emeb Dionysio Bovo; Emeb Adamastor Baptista; Emeb Luiz Siomionato e Emeb Padre Egídio.

Texto e foto: Luana Nascimento