Construção de escadaria que liga as ruas João Lanfranchi e Cuiabá, na Vila Lanfranchi, entra em fase final

Serão duas escadarias, uma hidráulica e outra para passagem de pedestres; 67% das atividades já foram concluídas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, segue trabalhando na obra de construção de duas escadarias, uma hidráulica e outra para passagem de pedestres, ambas fazendo uma ligação entre as ruas João Lanfranchi e Cuiabá, no bairro Vila Lanfranchi. Estima-se que 67% das atividades já foram concluídas.

O local tinha uma escada precária, tomada por vegetação, além da falta de captação de água da chuva, que corria pelo terreno, podendo causar acidentes para os pedestres.

Neste momento, as equipes da Prefeitura estão construindo uma caixa de captação de águas pluviais para destinar corretamente para a rede de galerias de águas. Em seguida, serão finalizados os 20 metros restantes de escadaria na parte superior do terreno.

Nas palavras do engenheiro responsável, Deivison Rangel, a obra tem como objetivo proporcionar mais segurança para os moradores que usam a escada diariamente. “O serviço possibilitará o acesso rápido e seguro entre as ruas João Lanfranchi e Cuiabá. Além disso, parte da contribuição hídrica da rua Cuiabá será destinada à escadaria hidráulica, evitando eventuais problemas com os imóveis adjacentes”.

Novo muro de contenção

Como grande novidade, foi implementado na encosta das escadarias um muro de contenção, construído com bambu.

Projetado pelo engenheiro Marcos Ladeia, a ideia foi realizada para a defesa de TCC na Pós-graduação do engenheiro pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), em parceria com a prefeitura de Franco da Rocha e UNDRR (Organização das Nações Unidas). O curso, chamado “Cidades Resilientes”, servirá de base para a elaboração do PLR (Plano Local de Resiliência).

Segundo Marcos, o bambu tem grande eficácia como medida de contenção prevenindo que o solo rache e inicie o processo de degradação, além de conter a água e a sedimentação do solo. “A viabilidade de executar muros de bambu está relacionada à sua eficácia como medida de contenção, à disponibilidade de bambu na região e ao custo comparativo com outras técnicas de contenção”, completou o engenheiro.

“É uma matéria-prima renovável e sustentável, que cresce rapidamente e pode ser cultivada localmente, reduzindo a dependência de materiais de construção não renováveis”, completou o engenheiro.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior

Publicada em • Leia mais sobre