Exposição de arte “Auroras – fragmentos da alma feminina” é aberta no Centro Cultural

Da pintura à escultura, da performance às técnicas mistas, da gravura à cerâmica, a mostra reúne trabalhos de 9 mulheres de Franco da Rocha e região

Fragmentos da alma feminina revelados em variadas formas, cores, movimentos e expressões. É o que os visitantes da exposição “Auroras”, encontram ao adentrar o Centro Cultural Newton Gomes de Sá. A mostra, aberta na última sexta-feira (10), é uma celebração da diversidade, força e beleza feminina, destacando o talento e a expressão artística de nove mulheres em diversos estágios de suas carreiras.

Apresentando pinturas das franco-rochenses Rose Covre e Glenda Tancredo, técnicas mistas de Rafaela Tosta, mandalas de Gabriela Simões, performances da professora Nicole Barros e da aluna Rafaela Magalhães, das Oficinas Culturais de Franco da Rocha, além de gravuras de Maura de Andrade, de Mairiporã, esculturas em cerâmica da paulistana Heliete Botelho, e reproduções de Aurora Cursino dos Santos, a exposição é um vislumbre da alma das artistas, capturando momentos de beleza, desafio, introspecção e renovação.

Com a presença das artistas e seus familiares; da diretora da Secretaria Adjunta de Cultura, Regiane Rocha; do curador, professor e artista Edmar Almeida; do gestor do acervo do Museu de Arte Osório César (Maoc), Elielton Ribeiro, além dos visitantes, a abertura da exposição apresentou uma performance de dança com as artistas participantes da exposição, professora Nicole Barros e a aluna Rafaela Magalhães, das Oficinas Culturais de Franco da Rocha.

O curador da exposição, Edmar Almeida, compartilhou com o público que o título “Auroras – fragmentos da alma feminina” faz referência a Aurora Cursino dos Santos, artista que pintou durante seu tempo de internação no Complexo Hospitalar do Juquery e que hoje tem obras expostas no Museu de Arte Osório César (Maoc).

“Com esta exposição, nós buscamos dialogar com a potência da mulher na história da arte, buscando mulheres em diferentes fases de sua carreira, desde as que acabaram de iniciar nesse vasto universo das artes, até artistas que já expuseram em outras mostras. Cada peça desta exposição é um testemunho desse tempo, do imaginário e da alma destas artistas”.

Em sua fala, a artista Gabriela Simões falou sobre sua criação, mandalas vibracionais para autocura. “Nunca imaginei ser convidada para um evento tão bonito, com mulheres tão potentes. Minha história com as mandalas inicia com meu autoconhecimento e reflete minha busca para ser uma pessoa melhor a cada dia, na compreensão dos meus sentimentos e pensamentos íntimos. Agradeço muito ao Edmar por nos enxergar como artistas e nos proporcionar esse momento lindo”.

Ao final do evento de abertura, as artistas foram presenteadas com um certificado e uma rosa das mãos das artistas Nicole Barros e Rafaela Magalhães.

“Auroras, fragmentos da alma feminina” ficará aberta para visitação até o dia 9 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, que fica na av. Sete de Setembro, s/n – Centro.

Texto e foto: Luana Nascimento

Publicada em • Leia mais sobre