SAÚDE Pré-conferência Municipal da Saúde está disponível para que a população vote nas prioridades da saúde municipal

Pré-conferência Municipal da Saúde está disponível para que a população vote nas prioridades da saúde municipal

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar a "XI Conferência Municipal de Saúde". A plenária acontecerá no dia 4 de fevereiro, às 10h, no Parque Benedito Bueno de Moraes de forma presencial e com transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. O tema debatido será “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Mas antes disso, será realizada a Pré-conferência Municipal da Saúde com participação popular por meio de um formulário online, que tem como objetivo analisar as prioridades do município e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde nos principais eixos de discussão. O período da pré-conferência estará disponível nos canais oficiais da prefeitura no período de 12/01/2023 a 27/01/2023. Clique aqui para votar.

Principais eixos

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas;

Além do âmbito municipal, a conferência ocorre nas esferas estadual e nacional e é uma oportunidade para que os gestores se reúnam com a comunidade para discutir os rumos da saúde do município e as melhorias que podem ser realizadas, traçando diretrizes e metas necessárias para planejar a implementação das ações sugeridas pela população.

O documento orientador para as conferências estadual e nacional, bem como a convocação para a XI Conferencia Municipal de Saúde estão disponíveis para download no item ANEXOS, localizado na aba lateral esquerda desta página.

Saiba mais

As conferências de saúde são feitas a cada quatro anos, devendo ser realizadas no primeiro ano de cada governo, reunindo cidadãos e cidadãs pela defesa da garantia de direitos e em atenção às necessidades da sociedade, tendo como principais atores a participação expressiva de gestores, prestadores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); quanto maior a representatividade, melhor a legitimidade das conferências como instâncias colegiadas dos vários segmentos.


Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior

Arquivos Anexos Clique na seta para download

Descrição Tamanho Baixar
Documento orientador da 9ª Conferência Estadual da Saúde 290.42 KB
Convocação da XI Conferencia Municipal de Saúde, Comissão Organizadora e Regimento Interno 1.7 MB
Documento orientador para a 17ª Conferência Nacional da Saúde 1.05 MB