SAÚDE Pré-conferência Municipal da Saúde está disponível para que a população vote nas prioridades da saúde municipal

A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar a "XI Conferência Municipal de Saúde". A plenária acontecerá no dia 4 de fevereiro, às 10h, no Parque Benedito Bueno de Moraes de forma presencial e com transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. O tema debatido será “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Mas antes disso, será realizada a Pré-conferência Municipal da Saúde com participação popular por meio de um formulário online, que tem como objetivo analisar as prioridades do município e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde nos principais eixos de discussão. O período da pré-conferência estará disponível nos canais oficiais da prefeitura no período de 12/01/2023 a 27/01/2023. Clique aqui para votar.

Principais eixos

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas;

Além do âmbito municipal, a conferência ocorre nas esferas estadual e nacional e é uma oportunidade para que os gestores se reúnam com a comunidade para discutir os rumos da saúde do município e as melhorias que podem ser realizadas, traçando diretrizes e metas necessárias para planejar a implementação das ações sugeridas pela população.

O documento orientador para as conferências estadual e nacional, bem como a convocação para a XI Conferencia Municipal de Saúde estão disponíveis para download no item ANEXOS, localizado na aba lateral esquerda desta página.

Saiba mais

As conferências de saúde são feitas a cada quatro anos, devendo ser realizadas no primeiro ano de cada governo, reunindo cidadãos e cidadãs pela defesa da garantia de direitos e em atenção às necessidades da sociedade, tendo como principais atores a participação expressiva de gestores, prestadores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); quanto maior a representatividade, melhor a legitimidade das conferências como instâncias colegiadas dos vários segmentos.

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior

Arquivos Anexos Clique na seta para download

Descrição Tamanho Baixar
Documento orientador da 9ª Conferência Estadual da Saúde 290.42 KB