SAÚDE 13/05/2022 Evento em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem celebra o trabalho e dedicação dos profissionais da área

Nesta quinta-feira, 12 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem. Para celebrar a data e homenagear toda a equipe de profissionais da área, a Secretaria Municipal da Saúde organizou a Semana da Enfermagem, evento que reuniu cerca de 100 servidores no Centro Formador de Pessoal Para a Saúde (Cefor), no Juquery.

Veja fotos do evento.

Organizada nos períodos da manha e tarde, a atividade contou com palestra motivacional, roda de conversa, momento de relaxamento com massagem corporal, sorteio de brindes e um café temático para os funcionários. Estiveram presentes na celebração, o prefeito Dr. Nivaldo; a vice Lorena Oliveira; a secretária da Saúde Thais Marquês; a diretora de Atenção Básica Rosemeire Castanha e a enfermeira Gisele Fagundes.

A secretária Thais Marquês, que também é enfermeira, falou à plateia sobre o ofício da enfermagem. "A enfermagem é a arte do cuidar, em que a gente emprega no ofício o amor e a dedicação que sabemos que pode e que faz tanta diferença no bem-estar dos pacientes", disse.

Seguindo o cronograma do evento, a psicóloga Elaina Silva falou sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria e como lidar com o estresse do dia a dia; as enfermeiras do Núcleo Interno de Regulação, Paula Barreto e Raquel dos Santos, do setor de Ambulância e Transporte Sanitário, conversaram com o público sobre os limites e estigmas da profissão, levando em consideração o acolhimento e o cuidado com os pacientes; o ator e poeta André Arruda fez uma apresentação com música e contação de história e a educadora física Débora Martins organizou uma dinâmica de relaxamento corporal com o grupo.

A vice Lorena Oliveira lembrou do protagonismo feminino na área da saúde e. “As mulheres, que já têm um papel importante na sociedade, também representam cerca de 70% dos trabalhadores da saúde. Esse é um dado que nos diz muito sobre todos os obstáculos vencidos na área, onde elas estão nas mais diversas atribuições, além das áreas administrativas e de apoio e somam todas essas responsabilidades à tarefa de ser mãe e que durante a pandemia lutaram tanto para proteger suas famílias”, destacou a vice-prefeita.

Enfermeira na rede de saúde de Franco da Rocha há três anos, Leticia Mendes dos Santos conta que engravidou durante a pandemia da Covid-19 e que retornou em meio à vacinação contra a Covid-19. "Foi muita emoção pra mim, que estou há pouco tempo na profissão, participar de um momento como esse, onde todos vinham se vacinar repletos de emoção, chorando e registrando tudo em fotos. Eu atuo na Estratégia de Saúde da Família e não me vejo em outra posição, nós criamos um vínculo muito importante com a comunidade e vemos todos os dias o quanto nosso trabalho é importante", relatou Letícia.

Texto: Luana Nascimento - Foto: César Iury/Luana Nascimento