ASSISTÊNCIA SOCIAL 20/06/2022 Ato pela erradicação do trabalho infantil em Franco da Rocha acontece no calçadão da Casa de Cultura

A prefeitura, por meio da Secretaria da Assistência Social, e em parceria com a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI), realizou um ato de apoio ao dia 12 de Junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002.

A atividade, que aconteceu em frente à Casa de Cultura Marielle Franco, realizou uma panfletagem de conscientização, apresentações culturais com dança, break e capoeira, finalizando com uma passeata pelos comércios locais e no Terminal Leste. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) também participaram em apoio ao evento.

Na abertura oficial, o prefeito Dr. Nivaldo ressaltou a importância do ato para a luta contra exploração das crianças e adolescentes em Franco da Rocha. “Queremos que a sociedade tenha um olhar diferente sobre o que é trabalho, reforçando que lugar de criança é na escola, estudando e brincando. Dizer não ao trabalho infantil é dar um futuro promissor e sadio para as nossas crianças, seja em casa ou por meio de políticas públicas”.

Além de pontuar as consequências do trabalho infantil, como por exemplo, os impactos físicos, psicológicos e a perpetuação do ciclo de pobreza que passa de geração em geração, a atividade detalhou a importância do programa Jovem Aprendiz aos adolescentes e empregadores que, de forma legal, traz diversos benefícios ao jovem e as empresas que contratam.

Durante a ação, voluntários abordaram os serviços que atendem crianças e famílias atingidas por essa triste realidade, como o Centro de Referências Especializada da Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), equipamentos essenciais de auxílio às vítimas do trabalho infantil.

Texto e foto: Jorge Henrique Ramos