DIVERSIDADE 21/06/2022 Caminhada da Diversidade acontece no dia 2 de julho com concentração no parque municipal

Junho é conhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBT+, e para encerrar a data com celebração, a prefeitura organizará a Caminha da Diversidade. O evento acontece no sábado, 2 de julho, a partir das 15h, com concentração no parque municipal Benedito Bueno de Morais.

A caminhada promete agitar a cidade e garantir visibilidade para as causas ligadas ao combate à homofobia e a busca por direitos e cidadania à população LGBT+.

O principal objetivo do mês que celebra a diversidade é reforçar a importância de discutir as temáticas que envolvem a população LGBTQIA+, bem como promover uma maior equidade social e redução dos preconceitos direcionados à comunidade.

Neste sentido, a Prefeitura tem realizado ações que visam a dar maior visibilidade às causas LGBT+. No início do mês, foi realizada a eleição do Conselho Municipal da Diversidade, o órgão tem como objetivo a promoção da cidadania e defesa dos direitos, assim como contribuir no combate à discriminação e violência contra essa população. No próximo mês, haverá a posse do conselho.

Saiba mais sobre sobre o Mês do Orgulho LGBT+

Oficialmente, o Dia do Orgulho LGBT+ é comemorado no dia 28 de junho, a data lembra o os acontecimentos de 1969 no bar StoneWall-Inn, que funcionava em Nova York numa época em que não eram permitidos espaços para convivência das pessoas da comunidade. Na noite de 28 de junho de 1969, uma violenta abordagem policial no bar Stonewall gerou reação dos presentes. A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos da cidade em protesto contra as abordagens.

A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha do Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBT+ no mundo. Em São Paulo, a primeira parada aconteceu em 1997. Desde então, a cada 28 junho mais pessoas vão às ruas para celebrar a data.

Texto: Luana Nascimento - Arte: Dalmir Junior