Cidadania 23/09/2022 Estudantes tomam posse para o 2° mandato do programa “Vereador(a), Prefeito(a), Vice-Prefeito(a) Jovem de Franco da Rocha

Na manhã da última sexta-feira,16, aconteceu a segunda posse dos estudantes participantes do programa “Vereador(a), Prefeito(a), Vice-Prefeito(a) Jovem” de Franco da Rocha. A solenidade foi realizada no prédio da Prefeitura com a presença do prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena Oliveira, tendo o mesmo formato de posse de vereadores e prefeitos no início de um mandato.

Formado por vereadores, um prefeito, um vice-prefeito e um presidente da câmara, o programa tem como objetivo estimular nos jovens o interesse em atividades desenvolvidas pelos poderes Executivo e Legislativo, assim como suas responsabilidades e funções. Nele, foram escolhidos estudantes do ensino médio da rede estadual que tiveram indicações das escolas a partir de grêmios estudantis.

A posse dos alunos ocorreu em uma seção simulada com leitura do termo de compromisso e entrega das chaves da cidade pela prefeita da primeira edição do programa. O prefeito Dr. Nivaldo e a vice Lorena receberam os alunos eleitos no gabinete do prefeito, e explicaram o funcionamento do poder executivo, suas funções e responsabilidades, além da importância da parceria da câmara municipal para a realização de projetos do município.

Segundo a assessora de gabinete e do conselho da juventude, Adelaide Joia, a participação e consciência política devem ser despertadas desde cedo para que todos possam usufruir de um futuro mais democrático e consciente da vida política e pública.

“Eles estão votando pela primeira vez, então saber e entender o que faz uma casa legislativa, o que faz um deputado, o que faz um senador e os demais poderes é imprescindível. Poucas pessoas se lembram em quem foi o deputado que votou e no vereador, muitas só se lembram do prefeito. Então, é fundamental saber como que se faz política e o seu papel na sociedade, além de disseminar a participação nela desde cedo. E agora, eles saem daqui bastante empolgados, voltam para as escolas e começam a discutir com seus colegas e familiares sobre tudo o que aprenderam”, concluiu Adelaide Joia.

Os alunos eleitos foram

Prefeito Adamo Dias de Jesus - ETEC DR. EMÍLIO HERNANDEZ AGUILARI
Presidente da Câmara e Vice-Prefeita Nicolly Diniz Marques Pereira - ETEC DR. EMÍLIO HERNANDEZ AGUILAR
1ª Secretária Leticia Brilha Lopes - ETEC DR. EMÍLIO HERNANDEZ AGUILAR