Página Inicial Notícia

DEFESA CIVIL 21/11/2022 Defesa Civil de Franco da Rocha realiza estudo para instalação de equipamento que mede movimentação de solo em áreas de risco

Defesa Civil de Franco da Rocha realiza estudo para instalação de equipamento que mede movimentação de solo em áreas de risco

Na última quinta-feira, a equipe da Defesa Civil de Franco da Rocha recebeu representantes da empresa paulista de soluções de Infraestrutura e Meio Ambiente, GeoCompany, e da Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo para uma vistoria e monitoramento das áreas de risco da cidade.

Veja fotos da reunião

O objetivo do encontro é a instalação de um inclinômetro (tiltímetros), equipamento utilizado para medição de movimentos do solo. A ferramenta consegue captar riscos de deslizamentos em áreas em um raio de até 30 metros. “Nos reunimos para analisar alguns terrenos e instalar o primeiro equipamento, que será um teste. Para que o tiltímetro seja posicionado, é necessário que o local a sua volta tenha, pelo menos, três metros quadrados de terra firme”, afirmou a engenheira Danielle Melo.

O inclinômetro digital funciona da seguinte forma: instalado, é capaz de ler ângulos com alto grau de precisão, utilizando um “giroscópio interno”, dispositivo cujo eixo de rotação mantém sempre a mesma direção, e a referência é a força gravitacional. O giroscópio, que está sempre na mesma posição, quando colocado em um objeto sólido (a terra) compara o ângulo do objeto com o giroscópio e exibe o resultado em um visor digital. O limite de cada solo possui um valor diferente e é calculado.

Também participaram das visitas de terrenos íngremes, o prefeito Dr. Nivaldo Santos; a secretária de Obras e Serviços, Katiele Felippe e o vereador Ramon Melo, que conversaram sobre as possibilidades de obras nos locais e a disponibilidade da Secretaria de Obras e Serviços nos estudos. “Estamos sempre em conjunto com todas as secretarias”, disse o diretor da Defesa Civil, Francisco Queiroz.


As visitas aconteceram nas ruas Benjamin Constant e Alceu Anzelotti, localizadas na Vila Francisco de Túlio, e também na avenida Liberdade, no centro, local que houve um deslizamento de terra no início deste ano e que, de acordo com a engenheira Danielle, é a área mais propícia para instalação do inclinômetro.

As equipes já iniciaram os estudos do solo para instalação do aparelho.


Texto: Khananda Beatriz - Foto: Orlando Junior