DEFESA CIVIL 21/11/2022 Defesa Civil de Franco da Rocha realiza estudo para instalação de equipamento que mede movimentação de solo em áreas de risco

Na última quinta-feira, a equipe da Defesa Civil de Franco da Rocha recebeu representantes da empresa paulista de soluções de Infraestrutura e Meio Ambiente, GeoCompany, e da Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo para uma vistoria e monitoramento das áreas de risco da cidade.

Veja fotos da reunião

O objetivo do encontro é a instalação de um inclinômetro (tiltímetros), equipamento utilizado para medição de movimentos do solo. A ferramenta consegue captar riscos de deslizamentos em áreas em um raio de até 30 metros. “Nos reunimos para analisar alguns terrenos e instalar o primeiro equipamento, que será um teste. Para que o tiltímetro seja posicionado, é necessário que o local a sua volta tenha, pelo menos, três metros quadrados de terra firme”, afirmou a engenheira Danielle Melo.

O inclinômetro digital funciona da seguinte forma: instalado, é capaz de ler ângulos com alto grau de precisão, utilizando um “giroscópio interno”, dispositivo cujo eixo de rotação mantém sempre a mesma direção, e a referência é a força gravitacional. O giroscópio, que está sempre na mesma posição, quando colocado em um objeto sólido (a terra) compara o ângulo do objeto com o giroscópio e exibe o resultado em um visor digital. O limite de cada solo possui um valor diferente e é calculado.

Também participaram das visitas de terrenos íngremes, o prefeito Dr. Nivaldo Santos; a secretária de Obras e Serviços, Katiele Felippe e o vereador Ramon Melo, que conversaram sobre as possibilidades de obras nos locais e a disponibilidade da Secretaria de Obras e Serviços nos estudos. “Estamos sempre em conjunto com todas as secretarias”, disse o diretor da Defesa Civil, Francisco Queiroz.

As visitas aconteceram nas ruas Benjamin Constant e Alceu Anzelotti, localizadas na Vila Francisco de Túlio, e também na avenida Liberdade, no centro, local que houve um deslizamento de terra no início deste ano e que, de acordo com a engenheira Danielle, é a área mais propícia para instalação do inclinômetro.

As equipes já iniciaram os estudos do solo para instalação do aparelho.

Texto: Khananda Beatriz - Foto: Orlando Junior