DENOMINAÇÃO DA UNIDADE DE FORMAÇÃO EMPREENDEDORA E PROFISSIONALIZANTE – UFEP – EMILIA DOS SANTOS GRECO – DONA LINA

LEI Nº 941/2013
(01 de julho de 2013)

Autógrafo nº 054/2013
Projeto de Lei nº 055/2013
Autor: Vereador Eric Clapton Valini

Dispõe sobre: “Denominação da Unidade de Formação Empreendedora e Profissionalizante – UFEP – Emilia dos Santos Greco – Dona Lina”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, promulgo e sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. Autoriza o Chefe do Poder Executivo a proceder a denominação de Unidade de Formação Empreendedora e Profissionalizante – UFEP “Emilia dos Santos Greco – Dona Lina”, a Unidade de Formação Empreendedora e Profissionalizante – UFEP, localizada na Avenida Washington Luiz nº 531, Bairro Jardim Progresso, neste Município.
§ 1º. Na placa denominativa constará os seguintes dizeres: “UNIDADE DE FORMAÇÃO EMPREENDEDORA E PROFISSIONALIZANTE – UFEP – Emilia dos Santos Greco – Dona Lina”
§ 2º. A biografia de Emilia dos Santos Greco será parte integrante desta Lei.

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 01 de julho de 2013.

FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS
Prefeito Municipal

Publicada na Secretaria dos Assuntos Jurídicos e da Cidadania da Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

RENATA MARIA DE ARAÚJO CELEGUIM
Secretária de Governo

BIOGRAFIA

Emilia dos Santos Greco, Dona Lina, a portuguesa mais franco-rochense que a cidade já viu.
Dessa maneira poderíamos definir Emília dos Santos Greco, a dona Lina.
Nascida em Lisboa, Portugal, em 10 de abril de 1910, Dona Lina veio para Franco da Rocha ainda jovem, com 17 anos.
Aqui na cidade conheceu o seu futuro marido, Alberto Luis Greco, o primeiro barbeiro do município. Casou-se em 1929, dois anos após a sua chegada. Da união nasceram os três filhos, Edna, Edgar (Cabide) e Irene Greco.
Mulher extremamente batalhadora, começou trabalhando em Franco da Rocha como empregada doméstica na casa da conhecida Família Sestini.
Não demorou muito e Dona Lina usou seu talento de empreendedora para montar seu próprio negócio: uma tinturaria. Ela lavava e passava e seu filho do meio fazia as entregas de bicicleta, quando ganhou o apelido de Cabide.
Incansável, Dona Lina também foi a primeira revendedora AVON do município recebendo, inclusive, diversos prêmios e honrarias.
Naturalizou-se brasileira, país que aprendeu a amar e tomar como seu.
Muito religiosa, participava e realizava campanhas sociais pela Igreja Católica.
Sua disposição em ajudar sempre lhe rendeu diversos convites de amadrinhamento. Na cidade o que não faltam são afilhados de Dona Lina que, em seus 103 anos de vida, tornou-se parte da história de nossa cidade.
Emília dos Santos Greco, a Dona Lina, morreu em abril de 2013, logo após seu 103º aniversário, ainda lúcida.
Além dos filhos, Dona Lina teve 12 netos e 10 bisnetos.

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN