DENOMINAÇÃO DE PONTO DE TÁXI JOSÉ PAULO DE BRITO SALES

LEI Nº 1.026/2014
(19 de março de 2014)

Autógrafo nº 009/2014
Projeto de Lei nº 003/2014
Autor: Vereador Valdir José da Silva e demais Vereadores

DISPÕE SOBRE: “DENOMINAÇÃO DE PONTO DE TÁXI JOSÉ PAULO DE BRITO SALES”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º. Fica autorizado o Chefe do Poder Executivo a proceder à mudança de denominação do Ponto de Táxi nº 8, localizado na Rua Dr. Emilio Marcondes Ribas, nº 88, Vl Zanela, CEP 07850061, para PONTO DE TÁXI JOSÉ PAULO DE BRITO SALES, neste Município.

§ 1º. A biografia de José Paulo de Brito Sales será parte integrante desta Lei.

Art. 2º. As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 19 de março de 2014.

FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS
Prefeito Municipal

Publicada na Secretaria dos Assuntos Jurídicos e da Cidadania da Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA

JOSÉ PAULO DE BRITO SALES, conhecido como Zé Paulo ou Paulinho, nasceu na data de 12 de Fevereiro de 1950, na cidade de São Paulo S.P, vindo morar em Franco da Rocha com apenas 4 anos onde morou no bairro Jardim Progresso com seus pais.
Filho de Angelo de Brito Sales (in memoriam), metalúrgico e instrumentista de sopro da banda Jazz Guanabara de Franco da Rocha e sua esposa Anna D’aguani de Brito (in memoriam), dona de casa. Irmão primogênito de Elenice Sales Sarilho, Walquiria Sales Hernandez e Edewaldo de Brito Sales (in memoriam).
Pessoa determinada, com pouco estudo, apenas com primário (4º série) concluso, ingressou na carreira de metalúrgico com apenas 14 anos de idade impulsionado por seu pai, fez cursos de especialização, tais como ferramenteiro, tecnologia e desenho mecânico, ajustador e operador de maquinas industriais, eletroerosão entre outros no “Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial” (SENAI), exerceu a profissão de ferramenteiro nas empresas: SA industrias Reunidas F. Matarazzo, Fábrica de balanças Ramuza, Funtimod S.A., Siemens do Brasil, Irmãos Negrini e Cia., Big Metalúrgica, KSH comércio e indústria, Metalúrgica Fava, Grupo Itautec informática, Cibam Cia industrial, Jorma indústria de componentes eletrônicos, Dimas de Melo Pimenta entre outros. Trabalhou como metalúrgico até o ano de 1990. Neste mesmo ano de 1990 adquiriu um ponto de táxi no antigo P.S. do Hospital do Juqueri onde permaneceu por muitos anos até conseguir a vaga no ponto 8 (frente ao Russi supermercado). Em 1992 conciliando com o táxi assumiu na Prefeitura de São Paulo na qual prestou concurso para a função de vigia, trabalhou desde então na escola Gabriel Prestes em Pirituba SP, esforçado como era concluiu o ensino fundamental e médio e fez mais cursos de motorista de ambulâncias comuns e U.T.Is, de caminhões, de veículo administrativos e de micro ônibus, assumindo o contrato pela Secretária do Estado de São Paulo como motorista da Sub-frota do Departamento psiquiátrico II DIR IV por um período de 2 anos.
José Paulo vindo de uma família espiritualista, casado durante 36 anos com Neide Clorado da Cunha Sales, união que obtive dois filhos. Ricardo Alexandre de Brito Sales (38 anos) e Vanessa de Brito Sales Hografe (31 anos). Avô de 3 netos, Ryan (11 anos), Ryanne (4 anos) e Ana Raphaela (3 meses), sogro carinhoso e atencioso de Luciana e Glauber.
Merecidamente por seus esforços, o Sr. José Paulo e a Srª. Neide comprou sua casa situada no loteamento João de Túlio, lote 18, um dos primeiros moradores da região, havendo na época aproximadamente 3 casas, hoje com o nome de Francisco Casamassa no bairro do Parque Vitória.
Na memória dos vizinhos que viu chegando por ali, deixou apenas seu carisma e muita saudades.
José Paulo era colecionador de boas amizades por onde passava, pessoa que cativava a todos pela calma, determinação e responsabilidades.
Tinha como prazer trabalhar, servia a quem de ti precisa-se humanamente, sem distinção de cor ou religião. Em 15 de Abril de 2009 trabalhando no táxi, pegou uma corrida para a morte, foi covardemente assassinado, deixando familiares e amigos desolados e revoltados com o fato da brutalidade e impunidade de como tudo aconteceu.
Hoje após mais de 4 anos apenas ficaram as lembranças de uma pessoa carismática e alegre, ensinamentos aos seus filhos de serem pessoas honestas, responsáveis e trabalhadoras, levando a frente o “Brito Sales” que corre nas veias.**Palavras que deixou como ensinamento a todos que com ele convivia:
“Faça agora, depois que a morte chegar não adiantará chorar sobre pedras”.**

Biografia resumida de José Paulo de Brito Sales
Escrito por: Vanessa de Brito Sales Hografe

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN