DENOMINAÇÃO DA EMEB DA VILA PALMARES. LEI N° 1201/2016

LEI Nº 1.201/2016
(10 de maio de 2016)

Autógrafo nº 028/2016
Projeto de Lei nº 020/2016
Autor: Vereador Eric Clapton Valini e demais Vereadores

Dispõe sobre: “DENOMINAÇÃO DA EMEB DA VILA PALMARES.”

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, sanciono e promulgo a seguinte lei:

Art. 1º. A Escola Municipal de Educação Básica situada na Estrada Ettore Palma – Vila Palmares – Franco da Rocha/SP, passa a denominar-se PROFESSORA IDA MARIA FANCHINI.

Parágrafo único. Na placa de nomenclatura deverão constar os seguintes dizeres: “EMEB PROFESSORA IDA MARIA FANCHINI”.

Art. 2º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do orçamento, suplementadas se necessário.

Art. 3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 10 de maio de 2016.

FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS
Prefeito Municipal

Publicada na Secretaria dos Assuntos Jurídicos e da Cidadania da Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA: Professora Ida Maria Fanchini

A professora Ida Maria Fanchini nasceu em 10 de Dezembro de 1960. Casada mãe de três filhos, deixou um legado para os Educadores da região uma vez que foi professora e formadora atuante. Além de sua atuação na região, foi colaboradora da Revista Nova Escola. Nesta revista escreveu várias sequências didáticas de Matemática Representação Gráfica do Espaço, Sólidos geométricos; Medida de tempo no Calendário; Localização Espacial e Pontos de Referência; Como Medir Áreas e Comparação de Ofertas todas publicadas na Nova Escola, Edição Especial Planos de Aula Matemática, 25 jan. 2011.

Graduou-se em Ciências Físicas e Biológicas – com Habilitação em Matemática – pela Faculdade Renascença de São Paulo em 1994, posteriormente fez cursos de pós-graduação e em 2010 iniciou o Mestrado. Foi professora concursada efetiva da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha e estatutária do Governo do Estado de São Paulo.

Ida foi professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 1979 até 1992, quando foi chamada pela supervisora responsável pela Oficina Pedagógica da então, Delegacia de Ensino da Caieiras, para integrar a equipe fazer um trabalho de orientação referente a alfabetização.

O convite ocorreu por ter se destacado durante sua participação no curso “Por uma Alfabetização sem fracasso”. Nesse sentido os responsáveis pelos órgãos centrais já vislumbraram possibilidades dessa profissional estar à frente das discussões acerca da alfabetização na região. Ainda em 1992 a Professora Ida iniciou as orientações aos Professores Coordenadores do Ciclo Básico (hoje 2º e 3º ano) e também iniciou a aplicação, discussão e reflexão acerca do documento AM (Atividades Matemáticas).

Além disso, no âmbito da Diretoria de Ensino coordenou e orientou os professores da região em vários projetos como, Projeto Alfabetização Teoria e Prática, Projeto Aceleração da Aprendizagem I e Programa Letra e Vida. Assim, consideramos que a Professora Ida foi uma das primeiras profissionais a discutir e refletir acerca dos pressupostos do Construtivismo em nossa região. Acreditamos, que muitos dos educadores que hoje lecionam ou dirigem nossas escolas, (re)significaram suas concepções sobre a Alfabetização a partir da participação das sessões de formação por ela desenvolvida. Além disso, entre 2003 e 2005 a professora retornou à escola e desenvolveu a função de Professora Coordenadora, atuando diretamente com os docentes em uma escola estadual. Isso lhe permitiu uma aproximação ainda maior com o que ocorria na escola. Para fechar o ciclo, na Rede Estadual Paulista a Professora Ida, é convidada em 2007, a integrar a equipe da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP, órgão central da SEE, a fim de orientar e acompanhar o Projeto Ler e Escrever do estado de São Paulo. Nessa função, já integrada ao órgão central, promoveu formações mensais e acompanhamentos, tanto na área de Língua Portuguesa como na área de Matemática.

Analisando sua biografia até aqui, consideramos que sua participação como educadora já merece todo o nosso respeito, todavia, essa professora tem um diferencial, sua experiência acumulada durante anos na SEE, foi adquirida concomitantemente ao seu trabalho como professora. A Professora Ida desde 1996 lecionou para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, alunos de Suplência II (termos I, II, III e IV, que correspondem a 6º, 7º, 8º e 9º anos séries do Ensino Fundamental) na prefeitura municipal de Franco da Rocha. Durante aproximadamente 15 anos, nossos jovens que até então, estavam em defasagem idade-série, tiveram o prazer de vivenciar experiências mais positivas em relação à matemática. Foi na Prefeitura de Franco da Rocha que a professora Ida colocou em prática muito do que discutiu e refletiu acerca dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.

Além de tudo o que foi descrito aqui, é importante destacar que a alma inquieta dessa educadora a fez procurar a Academia para fundamentar sua prática. Reiteramos que no final dos anos 90 participou de dois cursos, um de especialização para professor alfabetizador intitulado A Evolução das hipóteses infantis, com a professora Lucia Carvalho, na Pontifícia Universidade Católica e do curso de Psicopedagogia também na PUC, no qual discutia “problemas de aprendizagem na alfabetização”. Depois de um período o qual se dedicou ao trabalho e aos filhos, retornou novamente, à Academia em 2010 quando ingressou no Mestrado na Universidade Bandeirante de São Paulo. No mestrado cursou quase todas as disciplinas e finalizou a escrita do projeto: A tematização da prática como estratégia de formação continuada de professoras que ensinam matemática nas séries iniciais. Infelizmente, esse último projeto não pôde ser concluído, devido ao agravamento da doença a qual a acometeu, entretanto sua passagem pela Academia também forneceu ao grupo de pesquisa elementos importantes de reflexões sobre a dicotomia – teoria x prática. A professora Ida Maria Fanchini faleceu no dia 25 de Março de 2013.

Prefeitura de Franco da Rocha
CNPJ 46.523.080/0001-60 – Tel.: (11) 4800-1725
Av. Liberdade, 250, Centro, Franco da Rocha/SP – CEP: 07850-325
Site Oficial: www.francodarocha.sp.gov.br

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN