DENOMINAÇÃO DE ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ESPECIFICA”

LEI Nº 1.213/2016
(24 de junho de 2016)

Autógrafo nº 041/2016
Projeto de Lei nº 033/2016
Autor: Vereador Eric Clapton Valini e demais Vereadores

DISPÕE SOBRE: “DENOMINAÇÃO DE ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ESPECIFICA”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Franco da Rocha aprovou e eu, FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS, Prefeito do Município de Franco da Rocha, sanciono e promulgo a seguinte lei:

Art. 1º. Fica a Escola Municipal de Educação Básica localizada na Estrada do Bom Tempo, nº 864, Bairro do Bom Tempo, denominada “PROFESSORA MARIANGELA ZEM DIAS”, cuja biografia será parte integrante desta lei.
Parágrafo único. Na placa de nomenclatura deverão constar os seguintes dizeres:
“EMEB Professora Mariangela Zem Dias”.

Art. 2º. As despesas decorrentes da execução da presente lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 24 de junho de 2016.

FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS
Prefeito Municipal

Publicada na Secretaria dos Assuntos Jurídicos e da Cidadania da Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA
Professora Mariangela Zem Dias

Nascida em Franco da Rocha – SP no dia 8 de fevereiro de 1957, Mariangela Zem Dias foi uma educadora, mãe e esposa que terá para sempre o seu nome associado a palavras positivas como benevolência, dedicação e perseverança. Filha primogênita do relacionamento duradouro entre a professora mineira Yolanda Cardoso Zem e o ferroviário paulista Oswaldo Zem, Mariangela herdou de seus pais não somente o perfil trabalhador, como também a crença no poder da educação e na importância da família.
Apesar da realidade marcada por dificuldades financeiras, seus pais sempre priorizaram seus estudos e investiram nessa ferramenta transformadora, valores que foram transmitidos para Mariangela, a qual cultivou seus estudos com afinco. Frequentou o Ensino Fundamental na Escola Primeiro Grupo Escolar de Franco da Rocha.
Durante a faculdade, conquistou o seu primeiro emprego no serviço público educacional aos 22 anos, na Unidade EEPG do Lago Azul, em sua cidade natal, Franco da Rocha. Então, graduou-se no Curso de Pedagogia pela Faculdade de Educação Campos Salles, em São Paulo, em 1983, aos 26 anos. Sendo assim, desempenhou um importante papel social como professora estatuária do Governo do Estado de São Paulo.
Foi professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 1978 até 2013, dedicando, inclusive, os últimos dias de sua vida para esse nobre ofício. Portanto, durante todos esses 35 anos, um incontável número de crianças e diversas gerações tiveram a oportunidade de não só vivenciar melhores experiências em relação ao ensino escolar, mas também a evoluírem como cidadãos mais humanos, graças a sua personalidade sensível e a atenção quase materna que Mariangela os proporcionava em sala de aula.
Assim, a professora pôde disseminar todas as suas habilidades por diversas instituições da região de Franco da Rocha e Caieiras, a exemplo da EE Alfried Theodor Weiszflog, EE Prof Arnaldo Guassieri, EEPG José Augusto Moreira, EE Juvenal Gomes do Monte, EE Maria Aguilar Hernandez, EE Paulo Cardoso de Azevedo, EE José Carlos da Silva Júnior, EE Prof Benedito Aparecido Tavares, e, por fim, EE Profa Elvira Parada Manga.
É importante ressaltar que em todas as avaliações realizadas pela Coordenadoria da Secretaria do Estado da Educação em relação ao seu trabalho, destaca-se sua assiduidade, o que reforça o seu comprometimento para com a vida educacional. Tal comprometimento torna-se ainda mais evidente quando se sabe que mesmo ao casar-se com o ferroviário Adão Aparecido Dias e se tornar mãe de Pedro Henrique Zem Dias, aos 30 anos, Mariangela seguiu lecionando normalmente, cumprindo com seus compromissos profissionais e familiares.
Como sempre cultivou uma inquietude em relação aos estudos, buscando aprimoramento contínuo de suas habilidades, não se acomodou e concluiu o ensino de 2º grau via supletivo para o exercício do Magistério em Belo Horizonte, em 1990, destacando-se em disciplinas como Técnicas de Estudo e Psicologia Educacional. Movida pelos mesmos princípios de aperfeiçoamento, frequentou em Franco da Rocha o curso de atualização Letra e Vida, concluído em 2006.
Ao longo de 2013, lutou silenciosamente contra um câncer de mama que a acometeu. Discreta, perseverante e responsável, manteve sua batalha sigilosa com quimioterapias e fortes medicamentos em paralelo a suas aulas e aos cuidados com a família que construiu e também aos seus pais idosos. Por um duro golpe da realidade, infelizmente o seu amor a educação, a família e a vida não resistiram as complicações fatais que o câncer lhe trouxe, ocasionando, no dia 14 de novembro de 2013, em seu falecimento precoce diante de tanta vida.
Seus 56 anos vividos serviram de exemplo a todos os seus relacionados no âmbito educacional e pessoal. Sua trajetória pedagógica foi marcada por sua energia, benevolência e comprometimento inesgotáveis, da mesma forma que sua trajetória como mulher. Além da educação, a professora nos deixou um legado de força e resistência feminina. Ao não sucumbir diante de uma situação que poderia levá-la a mais grave das consequências – e, de fato, a fez – Mariangela nos mostrou que devemos lutar pela família e pela educação sob quaisquer circunstâncias, mesmo que elas possam ser fatais, porque cada aula é um ensino, mas também um aprendizado.

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN