ALTERA A DENOMINAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ESPECIFICA”

LEI Nº 1.227/2016
(16 de setembro de 2016)

Autógrafo nº 063/2016
Projeto de Lei nº 051/2016
Autor: Vereador George Joventino dos Santos e demais vereadores

Dispõe sobre: “ALTERA A DENOMINAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ESPECIFICA”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Franco da Rocha aprovou e eu, NIVALDO DA SILVA SANTOS, Prefeito em exercício do Município de Franco da Rocha, sanciono e promulgo a seguinte lei:

Art. 1º. A Escola Municipal de Educação Básica JANNETTE TENÓRIO DE ASSUMPÇÃO, localizada na Rua Pará, nº 450, Vila Elisa – Franco da Rocha/SP, passa a denominar-se “Professor CLÁUDIO FERNANDO DOS SANTOS”, cuja biografia será parte integrante desta lei.
Parágrafo único. Na placa de nomenclatura deverão constar os seguintes dizeres: EMEB “Professor CLÁUDIO FERNANDO DOS SANTOS”.

Art. 2º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações próprias do orçamento, suplementadas se necessário.

Art. 3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Lei nº 1.200/2016.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 16 de setembro de 2016.

NIVALDO DA SILVA SANTOS
Prefeito Municipal – em exercício

Publicada na Secretaria dos Assuntos Jurídicos e da Cidadania da Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA
PROFESSOR CLÁUDIO FERNANDO DOS SANTOS
(13/05/1978 – 02/05/2015)

Cláudio Fernando dos Santos nasceu no dia 13/05/1978, na cidade de Jaboatão dos Guararapes – estado de Pernambuco. Veio para São Paulo aos cinco anos de idade e passou a residir juntamente com sua mãe e seus dois irmãos na cidade de Francisco Morato, bairro Chácara Marta. Cláudio passou toda sua infância nesse bairro, era de família pobre e foi criado apenas pela mãe que garantia o sustento da família trabalhando como costureira. Apesar da vida difícil, Cláudio era um garoto extrovertido, cheio de amigos e já se evidenciava muita bondade em seu convívio com o próximo. Aos 16 anos de idade mudou-se para Rua Doutor Flávio Antunes, Vila comerciários, município de Franco da Rocha.
Toda sua formação escolar básica se concretizou em escolas públicas do município de Franco da Rocha, cursou o ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Básico Juvenal Gomes do Monte e o ensino médio na Escola Estadual Benedito Fagundes Marques. Cláudio era popularmente conhecido nos locais em que morou como Nando, desde sua juventude gostava de participar de projetos sociais em sua comunidade, sempre era linha de frente em projetos educacionais vivenciados na escola, bem como trabalhos voluntários. Mesmo após terminar o ensino médio, Nando manteve seu vínculo com a escola exercendo a função de inspetor de alunos, na E. E. Chácara Marta.
Era extremamente conhecido e querido pela comunidade sentia imenso prazer em ajudar o próximo. Fez parte da Igreja do Evangelho Quadrangular e do Ministério Evangelístico Mundial, igrejas instituídas em comunidade. Através dessas instituições realizou trabalhos de assistência as famílias pobres realizando arrecadações de alimentos que eram oferecidos as famílias e realizando encaminhamentos de usuários de drogas a casas de recuperações.
No ano de 2001 professor Cláudio foi diplomado pela Faculdade Integrada de Guarulhos, no curso de licenciatura plena em Matemática, com habilitação em Física, alguns anos depois tornou-se pós-graduado em gestão escolar e educação especial. O início de sua trajetória como professor se deu na Escola Estadual Chácara Marta, porém passou por várias escolas estaduais do município de Franco da Rocha e Francisco Morato. Sua vida foi dedicada à educação e além de atuar vários anos como professor de matemática e física agregou em seu currículo os cargos de Educador Profissional do Programa Escola da Família, Assistente Técnico Pedagógico (ATP) do Programa Escola da Família, Coordenador Pedagógico na E. E. Jardim Sílvia II, atuou em escola particular (Colégio Absoluto) e também como Gestor da Igualdade Racial do município de Franco da Rocha. Foram 16 anos de dedicação ao magistério e suas ações iam além da sala de aula. As últimas escolas em que atuou foram E. E. Zilton Bicudo Prof., escola em que mantinha seu cargo efetivo e trabalhou durante vários anos, E. E. Prof.ª Ivone dos Anjos da Silva Campos, escola estabelecida na comunidade em que residia.
Professor Cláudio casou-se em 2009 com a também professora Cecília Alves Guimarães dos Santos, e tornou-se pai de quatro filhos.
Nas eleições de 2012, Cláudio foi candidato a vereador pela 1ª vez, incentivado pelos próprios moradores do bairro Vila Elisa a concorrer como representante da comunidade. Recebeu mais de 600 votos, porém não se elegeu. No ano seguinte assumiu como presidente à Associação de Moradores de Bairro da Vila Elisa, onde continuou prestando assistências à comunidade.
Cláudio Fernando dos Santos faleceu no dia 02 de maio de dois mil e quinze, aos 36 anos, no Hospital de Clínicas de Caieiras, acometido por uma grave doença que afetou seu pulmão e desencadeou o choque séptico que o levou a morte.

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN