DENOMINAÇÃO DE PRAÇA PÚBLICA. Praça Olival Langame

LEI Nº 1.535/2021
(17 de maio de 2021)

Autógrafo nº 027/2021
Projeto de Lei nº 025/2021
Autor: Vereador George Joventino dos Santos

Dispõe sobre: “DENOMINAÇÃO DE PRAÇA PÚBLICA.”

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, NIVALDO DA SILVA SANTOS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, promulgo e sanciono a seguinte lei:

Art. 1º. Fica denominada Praça Olival Langame, a Praça localizada na Rua José Nicodemo, n.º 296, no Bairro Vila Rosalina.

Parágrafo único. A biografia do homenageado será parte integrante desta lei.

Art. 2º. Na placa denominativa constarão os seguintes dizeres:
“PRAÇA OLIVAL LANGAME”

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 17 de maio de 2021.

NIVALDO DA SILVA SANTOS
Prefeito Municipal

Publicada na Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.


BIOGRAFIA

Olival Langame nasceu na cidade de Chalé – Minas Gerais, em 17 de novembro de 1934. Descendente de uma família de Lavradores Filho de Manoel Olímpio Langame e Maria Batista Langame.

Muito cedo mudou-se para uma Fazenda em Areia Branca pertencente a Chalé – MG e logo após mudou-se para uma fazenda próxima ao Córrego do Mutunzinho em Lajinha – MG, localidades estas onde cresceu e trabalhou como lavrador, marceneiro, pedreiro e carpinteiro.

Aos 23 anos de idade, foi na mesma cidade de Lajinha – MG, que conheceu sua futura esposa e companheira Milta Cezar Langame, casou-se com ela aos 24 anos de idade no dia 23 de outubro de 1959. Como resultado desta união tiveram 7 filhos, sendo eles: Gilmar Cezar Langame, Maria Glaucia Langame, Gil Marcos Cezar Langame, Gil Carlos Cezar Langame, Olival Langame Filho, Nilson Cezar Langame, e por último Simone Cezar Langame.

No decorrer dos seus anos de vida, morou em algumas outras cidades e estados, entre eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Paraná. Também estudou teologia e se formou Ministro do Evangelho pela OMEB – Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, onde também foi consagrado a Pastor Evangélico no Rio de Janeiro em 01 de fevereiro de 1974.

Foi na Igreja Presbiteriana Renovada que assumiu seu primeiro cargo como Cooperador, na cidade de Cosmos – Rio de Janeiro, e em seguida voltou para a cidade de Lajinha – Minas Gerais, e continuou como Cooperador na Igreja Tabernáculo. Em meados de 1978 assumiu sua primeira função pastoral na Igreja Casa de Oração até o dia 03 de novembro de 1984.

No ano de 1985, mudou-se para Itaquera – São Paulo, cidade esta onde residiu por alguns meses. Em dezembro do mesmo ano, mudou-se definitivamente para a cidade de Franco da Rocha – SP, no bairro do Jardim Cruzeiro onde assumiu sua função pastoral na Igreja Casa de Oração, onde se dedicou com muito carinho e amor a obra do Senhor, sempre cuidando dos membros da Igreja com muita alegria e atenção até o fim de sua vida.

Em contrapartida, trabalhou também como comerciante juntamente com sua esposa no Município de Franco da Rocha, onde recebeu autorização por parte da Prefeitura e a Associação de pequenos comerciantes para exercício da profissão, comercializando produtos em sua banca de diversos que ficava localizada na vaga nº 032, na Rua Amália Sestini, conhecida antigamente também como calçadão à beira do rio (em frente ao Bazar São Jorge – Gimenez) produtos estes classificados como Miudezas em Geral. Foi onde trabalhou na cidade de Franco da Rocha por alguns anos até a alocação dos pontos de ônibus na área, o que fez com que os comerciantes locais fossem retirados.

Franco da Rocha foi uma cidade onde Olival Langame constituiu muitos amigos no decorrer de sua vida, entre eles cidadãos, vereadores da cidade, pastores entre outros, que o fez ser muito conhecido pela cidade. Residiu primeiramente no bairro do Jardim Cruzeiro, seguido de Vila Bazú e após mudou-se para o bairro da Vila Rosalina, na Rua José Nicodemo, onde residiu até o fim de sua vida.

No bairro da Vila Rosalina, Olival Langame, fundou e cuidou da primeira praça do bairro, (que com o passar do tempo foi demarcada e reconhecida pela Prefeitura, servindo também como divisão entre as ruas) fez plantação de arvores, e plantas no terreno e aos arredores as quais cuidava, assim como fazia antigamente na fazenda, com muito amor e carinho todos os dias, até o findar de sua vida.

Faleceu no dia 15 de novembro de 2011, na mesma cidade de Franco da Rocha, onde foi sepultado no cemitério da saudade, deixando até esta data: 7 filhos, 21 netos e 7 bisnetos.

Pastor Olival Langame, foi um homem de Deus, honrado e muito querido por todos que o conheciam, sempre disposto a ajudar e contribuir para com todos que precisassem de algum amparo ou auxílio, tanto em oração como também em outras necessidades de seus parentes, amigos, vizinhos e irmãos em Cristo Jesus. Deixou um grande legado na obra do Senhor, a qual se dedicou por toda sua vida.

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN