DENOMINAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CEJA PROFESSORA ISABEL CRISTINA PIMENTA.

LEI Nº 1.574/2021
(13 de agosto de 2021)

Autógrafo nº 081/2021
Projeto de Lei nº 080/2021
Autor: Vereador/Presidente Rodrigo Vinicius de Lima

Dispõe sobre: “DENOMINAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CEJA PROFESSORA ISABEL CRISTINA PIMENTA”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, NIVALDO DA SILVA SANTOS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, promulgo e sanciono a seguinte lei:

Art. 1º. Fica denominada “CEJA PROFESSORA ISABEL CRISTINA PIMENTA”, o Centro de Educação de Jovens e Adultos localizado na Avenida dos Coqueiros s/n, local da antiga EMEB Roberto Meconi, Município de Franco da Rocha.

Parágrafo único. A biografia da homenageada será parte integrante desta lei.

Art. 2º. Na placa denominativa constarão os seguintes dizeres: “CEJA PROFESSORA ISABEL CRISTINA PIMENTA”.

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 13 de agosto de 2021.

NIVALDO DA SILVA SANTOS
Prefeito Municipal

Publicada na Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA

Isabel Cristina Pimenta: uma referência de persistência e bondade

Nascida no dia 16 de janeiro de 1957, Isabel Pimenta, como era amplamente conhecida, escolheu viver boa parte da sua vida em Franco da Rocha. Terceira filha de uma família de sete irmãos, Isabel era delicada, meiga e estudiosa. De uma origem muito humilde, não teve a oportunidade de conhecer o seu pai biológico, mas foi criada e educada por uma mulher valente, sua mãe Maria da Penha Pimenta e por seus seis irmãos.

Durante a adolescência, Isabel sempre esteve entre os livros e os trabalhos que já eram necessários para compor a alimentação do lar, mas foi na fase adulta que ela chegou à universidade e teve duas formações: Pedagogia e Matemática.

Por muitos anos lecionou em diversas escolas de São Paulo e Franco da Rocha. Chegou a trabalhar em três turnos: de manhã, a tarde e à noite. Porém, foi lecionando na alfabetização de adultos (EJA) que ela foi verdadeiramente reconhecida pelo talento em ensinar.

Entre a vida nas salas de aulas, Professora Isabel Pimenta também chegou à coordenação e direção de algumas escolas em que atuou. Teve sua vida marcada pela militância por lutas ativas em paralisações, greves e manifestações em defesa da qualidade do ensino e acessibilidade ao direito à educação de qualidade a todos.

Na fase da melhor idade e já aposentada, Isabel dedicava seu tempo voluntariamente às atividades da Igreja Católica que frequentava, na Paróquia Imaculada Conceição, onde, devido ao seu conhecimento com os números, cuidava da área dos dizimistas e aniversariantes do mês.

No mês de maio de 2021, mesmo após tomar a primeira dose da vacina, infelizmente Isabel foi contaminada com o Coronavírus e não resistiu, nos deixando com um vazio muito grande, mas com a certeza de que teve uma linda vida e de que cumpriu sua missão. Professora Isabel Pimenta foi muito amada e respeitada pelos colegas da Educação, da Igreja, amigos e familiares.

Um dos mais nobres atos de amor que teve durante a vida foi adotar sua sobrinha, Beatriz. Dos 16 anos em que viveram juntas, Isabel passou a ela referências de educação, caráter, dignidade e a importância de que somente o estudo pode modificar a vida de alguém.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire).

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN