DENOMINAÇÃO DE PRAÇA PÚBLICA – Wanda Freire da Costa – Irmã Wanda. LEI N° 1613/2021

LEI Nº 1.613/2021
(07 de dezembro de 2021)

Autógrafo nº 121/2021
Projeto de Lei nº 119/2021
Autor: Vereador Reginaldo Muniz Teixeira

Dispõe sobre: “DENOMINAÇÃO DE PRAÇA PÚBLICA”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, NIVALDO DA SILVA SANTOS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, promulgo e sanciono a seguinte lei:

Art. 1º. Fica denominada a Praça Pública localizada na Avenida Liberdade, nº 239 como “Praça Wanda Freire da Costa – Irmã Wanda”, situada no Bairro Central do Município de Franco da Rocha.

Parágrafo único. A biografia da homenageada será parte integrante desta lei.

Art. 2º. Na placa denominativa constarão os seguintes dizeres: “PRAÇA WANDA FREIRE DA COSTA – IRMÃ WANDA”.

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 07 de dezembro de 2021.

NIVALDO DA SILVA SANTOS
Prefeito Municipal

Publicada na Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA

Wanda Freire da Costa nasceu em Fortaleza (CE), no dia 22 de setembro de 1934, fruto da união do casal Alfredo Porfirio Freire e Francisca de Assis Freire.

Seus pais eram membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Templo Central, na capital do estado do Ceará, onde aos 12 anos de idade, mais precisamente no dia 01/05/1946, foi batizada nas águas.

Aos 15 anos de idade iniciou o namoro com aquele que seria seu esposo por 66 anos, o jovem José Wellington Bezerra da Costa com quem se casou em 1952. Após seu casamento, já formada como professora e com o filho primogênito, José Wellington Costa Junior, nos braços, o jovem casal por escolha própria, se mudou para a cidade de São Paulo (SP).

Trabalhou arduamente no comércio, chegando a estabelecer a rede de lojas de utilidades domésticas “Casas Wanda”.

Do casamento com o Sr. José Wellington, tiveram o Wellington Junior e mais cinco filhos: Paulo Roberto Freire da Costa, Marta Maria Freire da Costa, Samuel Freire da Costa, Joel Freire da Costa e Rute Freire da Costa.

Em 1958, José Wellington foi chamado ao Ministério, porém não abriu mão do comércio. O trabalho secular ficou a cargo de Wanda, que o manteve até que todos os seus filhos estivessem formados.

Em 1980, já dirigindo congregações e setores há alguns anos, o pastor José Wellington Bezerra da Costa assumiu a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Paulo – Ministério do Belém, em virtude disto, irmã Wanda como ficou conhecida anos depois, passou a ajudá-lo diretamente no Ministério, como fiel auxiliadora.

Nas atividades ministeriais ela deu visibilidade ao trabalho do círculo de oração, que congrega milhares de mulheres da Igreja e com elas, afim de ajudar os mais necessitados, fundou a Associação Beneficente e Promocional Belém, que deu suporte social a centenas de famílias não só na cidade e estado de São Paulo, mas em diversos lugares do Brasil por mais de 40 anos. Auxiliando em casos de catástrofes naturais, chegando a doar toneladas de donativos.

Em São Paulo esteve à frente do departamento feminino até o seu falecimento.

Suas atividades como esposa do Pastor, que atualmente é considerado o maior líder evangélico do país, não parou por aí, poucos anos após assumir a liderança assembleiana em São Paulo, seu esposo José Wellington acumulou a presidência da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), função que exerceu por 30 anos consecutivos.

Acompanhando-o incansavelmente neste trabalho, sob a iniciativa e liderança de Wanda Freire da Costa foi fundada a UNEMAD – União Nacional das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus, órgão que reúne mulheres de todo o território nacional. Irmã Wanda ficou na liderança feminina nacional de 1993 a 2017.

Da união de seus filhos Wellington Junior com Lídia Dantas Costa; Paulo Freire com Léa Cornélio Costa; Marta com Luiz Costa Junior; Samuel com Sônia Ferrão Costa; Joel com Mabel Andrade Costa e Rute com Adauto Silva, José Wellington e Wanda constituíram uma linda família, composta pelos filhos, noras e genros já citados, 14 netos, destes 12 já casados e 18 bisnetos.

Irmã Wanda após uma brilhante história de vida foi chamada ao descanso eterno aos 84 anos, em 05 de junho de 2019.

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN