DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO. Rua Ricardo Mancz

LEI Nº 1.659/2022
(10 de junho de 2022)

Autógrafo nº 041/2022
Projeto de Lei nº 038/2022
Autor: Vereador Ramon Esteves de Melo Rocha

Dispõe sobre: “DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, NIVALDO DA SILVA SANTOS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, sanciono e promulgo a seguinte lei:

Art. 1º. Fica denominada “Rua Ricardo Mancz”, a Rua sem nome localizada à direita do final da Rua da Torre, consoante mapa em anexo, no Bairro dos Valos, Franco da Rocha – SP.

Parágrafo único. A biografia do homenageado será parte integrante desta lei.

Art. 2º. Na placa denominativa constarão os seguintes dizeres:
“RUA RICARDO MANCZ”

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 10 de junho de 2022.

NIVALDO DA SILVA SANTOS
Prefeito Municipal

Publicada na Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA

Ricardo Mancz, cidadão franco-rochense, nascido em 02 de agosto de 1935. Filho de João Mancz e Adalgisa Martinho Mancz.

O casal se fixou em Franco da Rocha pois o Sr. João se empregou na Oficina Mecânica do Hospital Juqueri. O casal teve dois filhos. Além de Ricardo, seu irmão Renato.

Ricardo teve toda a sua infância e adolescência em Franco da Rocha e depois de casado com Jacira Athademos Mancz, em junho de 1960, tiveram quatro filhos, sendo: Sérgio Ricardo Mancz, Adalgisa Aparecida Mancz Silva, Paulo Sérgio Mancz e Ana Cláudia Mancz.

A família sempre morou nas imediações do centro da cidade, ora na Rua Azevedo Soares e depois na Rua Coronel Domingos Ortiz, onde ele viveu seus últimos dias.

Frequentou as escolas da cidade, assim como teve em Franco seus primeiros empregos. O primeiro deles foi em uma loja e sapataria na Av. Sete de Setembro, onde aprendeu o ofício de Sapateiro.

‘No exercício de sua profissão, chegou a manter uma sapataria na cidade e posteriormente ingressou exatamente na oficina de sapataria do Juqueri onde permaneceu por vários anos.

Posteriormente foi transferido para o Departamento agrícola no qual se aposentou.

Tinha muita habilidade com futebol, jogava como ponta direita e disputou em vários clubes como o Expedicionários, Flamengo da Vila Ramos, o Corinthians do Pouso Alegre, entre outros. Não é raro encontrar nas fotos antigas de futebol a sua figura jovial e saudosa. No meio futebolístico ele era conhecido como Ricardinho e às vezes como “Cardinho”.

Verdadeiramente filho de Franco da Rocha, viveu e constituiu sua família, deixando-nos muitas saudades em 29 de janeiro de 2019.

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN