DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO – RUA JOSÉ ANTONIO FAGUNDES.

LEI Nº 1.460/2020
(06 de julho de 2020)

Autógrafo nº 048/2020
Projeto de Lei nº 034/2020
Autor: Vereador Dealmir de Alvarenga Junior

Dispõe sobre: “DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO – RUA JOSÉ ANTONIO FAGUNDES”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, promulgo e sanciono a seguinte lei:

Art. 1º. Fica denominada “RUA JOSÉ ANTÔNIO FAGUNDES”, a Viela 7, localizada no Bairro do Jardim Cruzeiro, neste Município.

Parágrafo único. A biografia do homenageado será parte integrante desta lei.

Art. 2º. Na placa denominativa constarão os seguintes dizeres:
“RUA JOSÉ ANTÔNIO FAGUNDES”

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 06 de julho de 2020.

FRANCISCO DANIEL CELEGUIM DE MORAIS
Prefeito Municipal

Publicada na Secretaria de Assuntos Jurídicos e da Cidadania da Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA

JOSÉ ANTÔNIO FAGUNDES, nasceu no dia 01 de setembro de 1925 em Bragança Paulista. De família pobre, viveu sua infância e adolescência trabalhando em um sítio, não frequentando a escola devido à falta de recursos.

Com vinte anos deixou Bragança Paulista vindo para Franco da Rocha, onde passou a trabalhar para obter apenas comida. Por não ter onde morar, dormia em porão embaixo da antiga estação ferroviária da cidade, cedido por bondade de um vigia que ali trabalhava.

Mais tarde passou a trabalhar como ajudante geral e cortador de lenha para um fazendeiro que tinha propriedades em Franco da Rocha e Francisco Morato. Com essa nova renda, buscou seus pais para morarem com ele, pois passavam necessidades.

Em 1951 casou-se com Antônia Sanches Fagundes residindo na Vila São Benedito. Em 1960, conseguiu adquirir um terreno no loteamento Fazendo Belém, que mais tarde passou a se chamar Jardim Cruzeiro, um lugar deserto que havia somente trilhas.

Morando há algum tempo no local, José abriu uma rua que passou a se chamar Rua Projetada, hoje VIELA 7. Com o aumento dos moradores, a prefeitura abriu uma nova rua com a ajuda de José, Rua Lázaro Roque. Como a população ali só crescia, o esgoto era necessário, então José fez vários abaixo-assinados para a prefeitura que atendeu ao pedido. Porém, foi José e alguns moradores que fizeram as valetas para a canalização do esgoto do bairro.

Ao longo do tempo, como era muito generoso, ajudou muitas famílias na construção do bairro.

Um dos primeiros moradores da rua, José Antônio Fagundes faleceu no dia 25 de abril de 2006 deixando filhos e vários amigos que o consideravam uma pessoa prestativa, benevolente e companheiro especial.

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN