DENOMINAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL DE FRANCO DA ROCHA – José Santiago – Zé Ruela.

LEI Nº 1.680/2022
(22 de setembro de 2022)

Autógrafo nº 076/2022
Projeto de Lei nº 071/2022
Autor: Vereador/Vice-Presidente Cesar Augusto Campos Rodrigues

Dispõe sobre: “DENOMINAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL DE FRANCO DA ROCHA”.

FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu, NIVALDO DA SILVA SANTOS, na qualidade de Prefeito do Município de Franco da Rocha, promulgo e sanciono a seguinte lei:

Art. 1º. O Parque Industrial de Franco da Rocha, criado pela Lei Municipal nº 968, de 23 de agosto de 1979, passa a denominar-se como “Parque Industrial José Santiago – Zé Ruela”, cuja biografia será parte integrante desta lei.

Art. 2º. Na placa denominativa deverá constar os seguintes dizeres: “PARQUE INDUSTRIAL JOSÉ SANTIAGO – ZÉ RUELA”.

Art. 3º. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Prefeitura do Município de Franco da Rocha, 22 de setembro de 2022.

NIVALDO DA SILVA SANTOS
Prefeito Municipal

Publicada na Prefeitura do Município de Franco da Rocha e cópia afixada no local de costume, na data supra.

BIOGRAFIA

JOSÉ SANTIAGO, conhecido como “Zé Ruela”, nascido na cidade de Blumenau, Santa Catarina, em 06/01/1926, radicou para o Estado de São Paulo no ano de 1950. Em 1951 casou-se com Adélia Barbosa Santiago e estabeleceu residência na cidade de Franco da Rocha. Do seu casamento nasceram dois filhos, José Roberto Santiago e Júlio Cesar Santiago.

Em 1960 iniciou uma pequena empresa metalúrgica “Santiago & Keller Ltda., de fabricação de arruelas e peças estampadas especiais, empresa que empregou 100 famílias e jovens, todos residentes no município de Franco da Rocha.

Por ter uma forte gestão frente a empresa “Santiago & Keller Ltda.”, foi conduzido a política municipal por seu cunhado vereador e diretor do Hospital Psiquiátrico, Dr. Wilson Garbellini.

Elegeu-se a vereador por três gestões seguidas e candidato a Prefeito, não conseguindo êxito o respectivo intento.

Como vereador foi sempre um devoto benfeitor pelo Município, constantemente incentivando a industrialização, por entender que o Município necessitava de novas receitas oriundas de impostos, para fazer frente às necessidades da cidade, já que na época a região era totalmente dependente de verbas estaduais, pois o contingente de funcionários públicos representava uma parcela significativa da população.

Com seu firme propósito e por entender que o conceito de novas receitas oriundas de impostos seria uma saída ímpar para o Município crescer e gradativamente tornar-se autossuficiente em sua gestão, como Presidente da Câmara Municipal, reuniu-se com então Prefeito Municipal “Sr. Donald Savazoni” e diante de fundamentadas explanações, convenceu o Prefeito a reunir-se com o Governador Paulo Maluf, para tornar a totalidade da área industrial, anteriormente cedida a “Puma Veículos” (não conseguiu implantar seu plano industrial), divisível em áreas de 15.000m² a 30.000m² e conceder sob regras rígidas a empresas interessadas em construir a infraestrutura necessária à implantação, com início de construção e operações previamente acordadas, assim como a geração de empregos para que estas pudessem contribuir com os recursos necessários ao Município de Franco da Rocha.

Diante de um planejamento inicial teórico, o Governador do Estado de São Paulo, Paulo Maluf, encaminhou a proposta a Assembleia Legislativa de São Paulo, a qual aprovou a cessão das áreas pertencentes a Gleba do Hospital Psiquiátrico do Juquery, para iniciar o almejado Parque Industrial de Franco da Rocha, o qual emprega atualmente acima de mil famílias da região.

Desta forma, iniciou-se o Parque Industrial de Franco da Rocha, o qual certamente tem contribuído sobremaneira para os cofres municipais.

Ao saudoso Vereador José Santiago e Prefeito Donald Savazoni, pioneiros no conceito e idealização do Parque Industrial, nossas homenagens.

Clique aqui para acessar o PDF


Publicado em
Desenvolvido por CIJUN