Franco da Rocha se prepara para participar de mais um Dia do Desafio

Milhões de pessoas ao redor do mundo praticando atividades físicas em uma competição que agita cidades em diversos países, essa é a ideia do Dia do Desafio, uma campanha para a prática regular de exercícios em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, atividades como caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, tênis, gincanas, jogos, brincadeiras de movimento, exercícios em empresas, aulas de dança, bailes, natação, hidroginástica, jogos aquáticos, yoga, pilates, tai chi chuan, lian gong, judô, karatê, capoeira e outras artes marciais, além de atletismo são válidas.

Desde 2010, Franco da Rocha participa dessa atividade, que é organizada pela The Association For International Sports for All (TAFISA – algo como Associação Internacional de Esportes para Todos, em português), que tem sede na Alemanha. No Brasil as unidades do SESC (Serviço Social do Comércio) coordenam as atividades nos estados. O convite se estende a todas as cidades do continente americano e para participar basta a prefeitura do município aceitar a inscrição.

Franco da Rocha já disputou a competição contra cidades da Venezuela e Cuba e esse ano enfrentará o município de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul. A organização e execução das atividades ficará a cargo da Prefeitura de Franco, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que entre suas ações buscará: envolvimento dos alunos, funcionários e pais das escolas municipais, estaduais e colégios particulares; aferição de pressão arterial em frente à Casa da Cultura, macro ginástica em órgãos públicos, gincanas nas quadras da cidade, caminhada em bairros e ginástica no calçadão.

Apesar de ser uma competição, todos participantes saem vencedores, pois o propósito é envolver a comunidade em uma prática física, conscientizando sobre sua importância para a manutenção da saúde e qualidade de vida.